Ao longo do mês de junho, entre os dias 5 e 27, a população com mais de 60 anos de Mato Grosso do Sul poderá participar de atividades voltadas à saúde, bem-estar e conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas. Isso ocorre porque a UFMS está com uma campanha em vários campi do estado, com ações gratuitas voltadas ao público idoso.

Conforme divulgado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a campanha “Eu Respeito” está aberta à comunidade universitária e não requer inscrição.

Tais ações, que ocorrem em alusão ao Junho Prata, mês da pessoa idosa, são ofertadas nas seguintes unidades: Cidade Universitária de Campo Grande e nos Campi de Aquidauana (CPaq), Três Lagoas (CPTL), Coxim (CPCX) e do Pantanal.

Ações que serão realizadas

Entre algumas ações inclui-se a atenção à saúde da pessoa com mais de 60 anos. Na Clínica Escola Integrada, da Cidade Universitária, haverá serviços como:

  • realização de exames de glicemia capilar;
  • mais 30 exames de ultrassonografia de próstata;
  • aferição de pressão arterial;
  • teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis;
  • orientações nutricionais;
  • atualização vacinal;
  • auriculoterapia;
  • outras práticas integrativas e complementares.

No CPaq, Campus de Aquidauana, terá as ações de saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional e alongamento. Esses serviços serão realizados no dia 11, nas salas de aula do Bloco B.

No dia 12 de junho, será a vez do CPTL, Campus de Três Lagoas, ofertar aferição de pressão arterial, medição de glicemia para idosos e as atividades educativas sobre vacinação, climatério e menopausa para idosos, no Anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira, localizado na Unidade 2.

Neste mesmo dia, o CPCX (Campus de Coxim) irá disponibilizar aferição de pressão arterial, medição de glicemia, verificação da situação vacinal e do índice de massa corporal, auriculoterapia, automassagem, aromaterapia, atendimentos odontológicos e orientações sobre hábitos de vida saudáveis, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Junho Prata é Lei em MS

A Lei N° 5.215/2018, do Estado de Mato Grosso do Sul, estabeleceu o Junho Prata, com o propósito de sensibilizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa.

Alinhado a isso, a Organização das Nações Unidas designou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com intuito de destacar as violações de direitos e promover formas de denunciá-las e combatê-las.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.