Com objetivo de fiscalizar, prevenir e orientar a população sobre as medidas essenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul promove na próxima quarta-feira (20) o ‘Dia D’ de combate à dengue.

A mobilização ocorrerá nas 14 unidades da PC localizadas no interior do Estado, assim como nas duas sedes da Capital. A ação contará com o apoio da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

José de Anchieta Souza Silva, coordenador-geral de Perícias, destaca que Polícia Científica não trabalha apenas para garantir a justiça por meio da ciência, mas também para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos que frequentam as unidades e aos servidores.

“Estas ações são fundamentais e fazem parte da parceria que buscamos com a Secretaria Estadual de Saúde e as Vigilâncias Sanitárias municipais para combatermos a dengue, começando pela conscientização em nosso local de trabalho”, pontua.

A ação contará com a colaboração de agentes da vigilância sanitária, juntamente com os servidores, que percorrerão os espaços nas instalações das unidades da polícia científica, verificando possíveis focos do mosquito em áreas como depósitos de materiais, caixas d’água, esgotos e outros locais propícios à reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de duas doenças graves: zika e chikungunya. Para conter a proliferação do mosquito, é necessário adotar medidas preventivas simples, porém eficazes.

É essencial evitar o acúmulo de água parada em qualquer recipiente, como tonéis, caixas d’água e pneus, e realizar a limpeza regular de calhas e vasos de plantas. Além disso, manter piscinas adequadamente tratadas e garantir o descarte adequado do lixo em sacos plásticos fechados são medidas a serem tomadas.

Polícia Científica
Polícia Científica (Divulgação)

As URPI (Unidades Regionais de Perícia e Identificação) estão presentes em cidades como Aquidauana, Amambai, Bataguassu, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Em Campo Grande, a Polícia Científica atua no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e o II (Instituto de Identificação), desempenham um papel essencial na prestação de serviços periciais e de identificação civil e criminal.

Diariamente, as unidades recebem em média cerca de 2 mil pessoas em busca de uma variedade de serviços. Isso inclui exames de corpo de delito realizados no IMOL, e nos NRML (Núcleos Regionais de Medicina Legal) e o Instituto de Identificação, além da confecção de carteiras de identidade, realização de perícias em veículos e coleta de amostras de DNA em pessoas vivas, entre outros atendimentos essenciais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.