Superando em 13% os resultados de 2022, em 2023 o (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) registrou o maior volume de exames práticos realizados na história da autarquia.
Segundo o departamento, ao todo foram aplicados 127 mil exames práticos. Só no mês de dezembro houveram17,7 mil provas práticas executadas.

Conforme o Detran, o aumento é devido à demanda reprimida em 2019-2022, por causa da pandemia da covid-19. Foram então prorrogados pelo e somados aos processos de 2023, de acordo com a gerente de Exames de Habilitação, Lina Zeinab.

“Esse volume é por conta dos processos de CNH em andamento. Geralmente a média de processos de primeira habilitação em andamento por ano é de 43 mil, mas como os prazos foram prorrogados, estávamos com mais de 270 mil processos em andamento, o que aumentou a demanda pelos exames”.

O prazo então para a conclusão desses processos em andamento era 31 de dezembro de 2023. Com isso houve uma força tarefa da banca examinadora do Detran-MS com mutirões e ampliação de atendimento aos sábados e feriados.