O é período de curtição e festejo. E se você é um daqueles foliões que faz jus a cada gota de álcool, é preciso tomar alguns cuidados para a festa não acabar mais cedo. Apesar de ser sinônimo de alegria, passar do ponto também gera a consequente ressaca pós-folia.

Com dicas para reduzir os danos, o Jornal Midiamax conversou com a especialista em clínica médica e dermatologista Carolina , reunindo orientações aos foliões que exageram na dose da bebida alcoólica durante festas carnavalescas.

A ressaca é o excesso de álcool no corpo, que gera uma desidratação. O corpo sente e emite sintomas, como o mal-estar em geral, a famosa dor de cabeça, náuseas e vômitos e alterações neurológicas. Arroyo reforça que independente de misturar bebidas ou não, o exagero pode custar o bem-estar.

“Ingerir bebidas com alto valor alcoólico ou em quantidade exagerada, sem a devida hidratação, pode causar ressaca”, orienta.

Entre alguns foliões há o ditado: “Cure uma ressaca criando outra”. Entretanto, a profissional alerta que as consequências podem ser danosas ao organismo.

“[Ingerir bebida alcoólica por dias consecutivos] pode causar danos ao fígado, aos rins e ao coração. O importante é fazer um bom intervalo entre o consumo de álcool, mantendo uma boa hidratação e alimentação”.

Dá para reduzir?

Já que a desidratação é a causa da ressaca, Arroyo ressalta que manter o corpo hidratado auxilia na reparação de danos. “Ingerir bastante líquidos, como agua e bebidas isotônicas antes, durante e após o consumo de álcool, e ingerir alimentos, pois a glicose ajuda a diminuir o metabolismo do álcool”, diz.

“[Após a festa], aumentar a hidratação, dando preferência para água, água de coco e bebidas isotônicas, manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos, condimentados e de alto valor calórico”, complementa.

Descansar bem vai evitar o mal-estar pós-bebedeira de Carnaval. O repouso é essencial para a recuperação do organismo e uma boa disposição para curtir.

Alimentação faz diferença

A nutricionista Paloma Popov, do curso de nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília), conta que a alimentação saudável ajuda a manter a disposição necessária para aproveitar essa época.

“Nas festas de carnaval, geralmente, a pessoa está exposta ao sol e ao calor. Portanto, o folião deve consumir carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, com um aporte de gordura menor. Se o percentual de gordura for alto, como o consumo de uma feijoada, pode ocorrer um desconforto gastrointestinal. O melhor é optar por refeições leves, que incluam com todos os nutrientes”, destaca.

Misturas podem ser perigosas, principalmente a conhecida pelos jovens como energético e álcool. Paloma diz que a mistura pode levar a um consumo maior de álcool, devido ao aumento da euforia causada pela ingestão das bebidas energéticas, que contêm altos ativos estimulantes.

“Essa sensação pode provocar problemas digestivos, fadigas musculares e até problemas cardíacos. Com a função estimulante, o energético acaba retardando a necessidade de descansar. Deste modo, por não ter o descanso adequado, o folião pode perder outros dias de festa”, revela.

Foto: Divulgação, Capivara Blasé