Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dá para evitar ressaca de Carnaval? Confira como reduzir os danos no pós-folia

Alguns foliões podem exagerar no álcool, consequentemente, a dor de cabeça é inevitável no dia seguinte
Karina Campos -
Carnaval na esplanada
Carnaval na Esplanada Ferroviária. (Capivara Blasé)

O é período de curtição e festejo. E se você é um daqueles foliões que faz jus a cada gota de álcool, é preciso tomar alguns cuidados para a festa não acabar mais cedo. Apesar de ser sinônimo de alegria, passar do ponto também gera a consequente ressaca pós-folia.

Com dicas para reduzir os danos, o Jornal Midiamax conversou com a especialista em clínica médica e dermatologista Carolina , reunindo orientações aos foliões que exageram na dose da bebida alcoólica durante festas carnavalescas.

A ressaca é o excesso de álcool no corpo, que gera uma desidratação. O corpo sente e emite sintomas, como o mal-estar em geral, a famosa dor de cabeça, náuseas e vômitos e alterações neurológicas. Arroyo reforça que independente de misturar bebidas ou não, o exagero pode custar o bem-estar.

“Ingerir bebidas com alto valor alcoólico ou em quantidade exagerada, sem a devida hidratação, pode causar ressaca”, orienta.

Entre alguns foliões há o ditado: “Cure uma ressaca criando outra”. Entretanto, a profissional alerta que as consequências podem ser danosas ao organismo.

“[Ingerir bebida alcoólica por dias consecutivos] pode causar danos ao fígado, aos rins e ao coração. O importante é fazer um bom intervalo entre o consumo de álcool, mantendo uma boa hidratação e alimentação”.

Dá para reduzir?

Já que a desidratação é a causa da ressaca, Arroyo ressalta que manter o corpo hidratado auxilia na reparação de danos. “Ingerir bastante líquidos, como agua e bebidas isotônicas antes, durante e após o consumo de álcool, e ingerir alimentos, pois a glicose ajuda a diminuir o metabolismo do álcool”, diz.

“[Após a festa], aumentar a hidratação, dando preferência para água, água de coco e bebidas isotônicas, manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos, condimentados e de alto valor calórico”, complementa.

Descansar bem vai evitar o mal-estar pós-bebedeira de Carnaval. O repouso é essencial para a recuperação do organismo e uma boa disposição para curtir.

Alimentação faz diferença

A nutricionista Paloma Popov, do curso de nutrição do CEUB (Centro Universitário de ), conta que a alimentação saudável ajuda a manter a disposição necessária para aproveitar essa época.

“Nas festas de carnaval, geralmente, a pessoa está exposta ao sol e ao calor. Portanto, o folião deve consumir carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, com um aporte de gordura menor. Se o percentual de gordura for alto, como o consumo de uma feijoada, pode ocorrer um desconforto gastrointestinal. O melhor é optar por refeições leves, que incluam com todos os nutrientes”, destaca.

Misturas podem ser perigosas, principalmente a conhecida pelos jovens como energético e álcool. Paloma diz que a mistura pode levar a um consumo maior de álcool, devido ao aumento da euforia causada pela ingestão das bebidas energéticas, que contêm altos ativos estimulantes.

“Essa sensação pode provocar problemas digestivos, fadigas musculares e até problemas cardíacos. Com a função estimulante, o energético acaba retardando a necessidade de descansar. Deste modo, por não ter o descanso adequado, o folião pode perder outros dias de festa”, revela.

Foto: Divulgação, Capivara Blasé

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados