O município de , distante 417 quilômetros de Campo grande, registrou acumulado de chuvas de 79 mm nas últimas 24h. Dados foram divulgados pelo Cemtec (centro de Monitoramento do Tempo e do de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (3).

Corumbá está na lista das mais chuvosas do Brasil no período de 24h. O alto volume de chuvas registrado no município causou estragos, como alagamento e destruições.

Outros municípios registraram alto volume de , como Miranda, que teve acumulado de 59,6 mm de chuva. Em , foram 50,2 mm, e 28,8 mm.

Previsão é de mais chuva para MS

Imagem de satélite mostra sol e variação de nebulosidade sobre Mato Grosso do Sul, na tarde desta quarta-feira (3), principalmente no centro do estado.

Na região central, centro-oeste e sudoeste do estado, a previsão é de tempestades com raios. Os atuam na região norte de Mato Grosso do Sul.

Nebulosidade em MS. (Divulgação, Cemtec)

Temporal atinge Corumbá na primeira semana de 2024

A região central da cidade pantaneira registrou maiores estragos, incluindo alagamento em residências. A Rua Dom Aquino ficou encoberta pela enxurrada. Na Rua América, entre a Rua Ladário e Tenente Melquíades, carros quase foram arrastados com a força da água.

Vídeos feitos por moradores detalham a dimensão dos estragos pela cidade. Na área central, diversas ruas ficaram tomadas pela água e alguns motoristas se arriscaram na travessia. Em outras áreas, carros estacionados foram arrastados pela força da água que subiu repentinamente e assustou moradores, segundo o site Diário Corumbaense.

“Percebemos que repetiu episódio da madrugada, onde houve maiores transtornos. A gente está fazendo levantamento para apresentar ao setor de Infraestrutura da Prefeitura, para que seja feito um novo direcionamento às galerias para a vazão da água”, comentou o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento, em entrevista ao site local.

A cidade de Ladário, vizinha da região corumbaense, também sentiu os efeitos do temporal. A estação da Base Naval (Ana) indica que o volume alcança a média esperada para o mês.