Estudo divulgado pelo SOS Pantanal nesta sexta-feira (22) encontrou contaminantes potencialmente cancerígenos no Rio Santo Antônio, que banha o Pantanal na região de Guia Lopes da Laguna.

Os dados foram coletados ao longo da safra de soja 2023/2024, iniciada em outubro de 2023 e finalizada em março de 2024. O estudo investigou a contaminação por agrotóxicos no Rio Santo Antônio, que é afluente do Rio Miranda.

“O relatório deixa claro suspeitas que já havíamos levantado em testes rápidos realizados no ano passado. Agora, com uma análise mais aprofundada no Rio Santo Antônio constatamos a presença de altos níveis de nitrato e fosfato, presença de coliformes fecais e, principalmente, de substâncias tóxicas”, diz Gustavo Figueirôa, biólogo e diretor de Comunicação e Engajamento do SOS Pantanal.

guia lopes da laguna
Rio Santo Antônio (Divulgação, SOS Pantanal)

Contaminante cancerígeno

Entretanto, o que chamou mais a atenção dos pesquisadores foi o fungicida Carbendazim, substância proibida desde 2022 no Brasil.

“Além de ser cancerígena, essa substância pode causar esterilidade em seres humanos e animais, algo muito preocupante porque pode afetar não só a fauna da região como as pessoas que moram ali e dependem do Santo Antônio para sobreviver”, alerta Figueirôa.

O Rio Santo Antônio é um importante manancial de abastecimento para Guia Lopes da Laguna e por isso, a população pode correr o risco de contaminação.

Outro fator importante para o monitoramento do Santo Antônio foram os estudos que identificaram o déficit de Área de Preservação Permanente (APP), considerando o que preconiza o Código Florestal, e o manejo incorreto do solo.

A manutenção correta do solo, com instalação correta de curvas de nível, aliadas à presença integral da vegetação ciliar APP é decisiva para a manutenção da qualidade da água dos rios, segundo o instituto.

guia lopes da laguna
Guia Lopes da Laguna (Divulgação, SOS Pantanal)

Outros problemas

Entre outras conclusões, o relatório também aponta para questões emergenciais, como a falta de manejo adequado para conservação do solo e da água nas áreas destinadas à produção de grãos no entorno do Rio Santo Antônio.

Além disso, o agravamento do déficit de APPs com a introdução do plantio de soja em áreas anteriormente ocupadas por pastagens estão potencializando o assoreamento e a contaminação da água.

Por outro lado, o estudo apresenta recomendações para a preservação do Santo Antônio como importante manancial da área urbana de Guia Lopes da Laguna.

Entre outras ações, o relatório sugere:

  • a criação de fóruns permanentes envolvendo entidades de classe ligadas à produção agropecuária para o debate sobre práticas conservacionistas de solo e água e o uso adequado de produtos químicos;
  • o monitoramento continuado do uso de agrotóxicos na bacia do Rio Santo Antônio;
  • a ampliação do monitoramento de agrotóxicos que impactam indivíduos da fauna aquática do Pantanal, como peixes e ariranhas