Cerca de 10 manifestantes se reuniram em frente ao Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em protesto pela redução no desconto de 14% da dos servidores públicos estaduais. O grupo aproveitou a da ministra Cida Gonçalves para pedir uma reunião com o governador Eduardo Riedel.

Aos gritos e com uma faixa descrevendo “Riedel, nós votamos em você”, os servidores aposentados se concentraram na porta do Centro de Conversões.

“O governo desconta todo mês de nós aposentados. É um abuso e desumano. Tem pessoas com doença terminal, com deficiência e continua pagando. Queremos derrubar isso. Nossa vida piorou muito com a reforma previdenciária desde 2021. São três anos de descontos. O governo já está sensível e nós dissemos que vamos entregar o projeto de lei neste ano e nos queremos já. Estamos apenas pressionando. Temos um grupo com vários servidores aposentados com mais de mil pessoas”, relatou um dos manifestantes.

Riedel conversou brevemente com o grupo, de forma amigável, ao chegar no compromisso, ali na porta do prédio.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)

Reforma na Previdência

Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, considerando especialmente as despesas com saúde.

Os servidores afirmam que a eliminação ou redução desse desconto é possível, com exemplos de outros estados que adotaram essa abordagem na reforma da previdência. No entanto, até o momento, eles sentem que estão sendo adiados e aguardam ações concretas das autoridades para atender às suas demandas.