Candidatos têm até quinta para se registrar na disputa ao cargo de presidente da FFMS
Eleição foi convocada após destituição de Cezário da FFMS
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem deseja concorrer ao cargo de presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) tem até a próxima quinta-feira (17) para definir a candidatura e registrar por e-mail.
As candidaturas serão encaminhadas para uma Comissão Eleitoral, que irá avaliar os documentos enviados pelos candidatos. A federação convocou a eleição para escolha de seu novo presidente, após a destituição de Francisco Cezário de Oliveira, que ocupou o cargo por 28 anos.
Podem concorrer ao cargo vago todas as pessoas que preencham os requisitos do art. 13 e 14 do Estatuto Social vigente, ou seja, que está ou esteve a frente de um clube por 3 anos ou mais. A candidatura deve ser formalizada no prazo de três dias, contados a partir da publicação do edital, ou seja, até meia-noite do dia 17 de outubro de 2024.
A eleição foi convocada pelo presidente interino Estevão Petrallas, indicado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) logo após a prisão de Cezário pelo Gaeco, em maio.
André Baird, presidente do Costa Rica, é um dos que está planejando se candidatar. Entretanto, ele afirma que ainda precisa conversar com a direção do clube do interior. “Acredito que haja oportunidade para todos. Costa Rica, sim, o André Baird vislumbra uma oportunidade, uma possibilidade de mudar o cenário do futebol e hoje acredito que seja o momento, mas a gente tem que respeitar a maioria”, disse após a assembleia, na segunda-feira (14).
Fim da ‘Era Cezário’
O ex-mandatário da FFMS foi preso no âmbito da operação “Cartão Vermelho”, acusado de integrar organização criminosa, peculato, furto qualificado, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Atualmente, ele está em liberdade provisória, usando tornozeleira eletrônica, enquanto aguarda julgamento. Ele permaneceu 28 anos à frente da entidade.
Na assembleia, foram avaliados os atos do gestor. Coube aos associados deliberar sobre as consequências e penalidades previstas no estatuto. “Não foram julgados os crimes. O que foi julgado foram os atos do presidente, que extrapolaram o que eram considerados razoáveis; que fugiram do comum. São atos de gestão temerária irregular independentes dos crimes que a Justiça está apurando, atos que não guardaram coerência com as regras contábeis, regras de administração, regras de direção, regras desportivas”, ressalta Rafael Meireles, advogado da FFMS.
Escolha do novo presidente
A eleição acontece no próximo dia 1° de novembro, às 14h, em primeira convocação e em seguida, às 14h30, em segunda votação. A eleição acontecerá no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho – Auditório do MIS – 3º andar, em Campo Grande.
O candidato que for presidente em exercício de clube profissional de futebol precisa se afastar do mandato, durante o período de eleição, para poder concorrer ao cargo. O edital está disponível clicando aqui.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
- STJ nega recurso do Consórcio Guaicurus e mantém ação com indenização de R$ 500 milhões
- ÁUDIO: Golpista se passa por médico do Humap e cobra R$ 4,9 mil de família por exame
- Justiça solta policiais envolvidos na morte de ex-vereador durante festa em Anastácio
Últimas Notícias
Chuvas amenizam temperaturas em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira
Máximas variam entre 28 e 31°C nos horários mais quentes
Membro de facção preso em Ponta Porã é acusado de triplo homicídio em SC
Ele foi localizado em frente a um hotel na Avenida Brasil
Homem morre atropelado na zona rural de Campo Grande e motorista foge sem prestar socorro
Homem estava com pulseira de atendimento médico no pulso
Prefeito eleito fechou parceria para abrir filial de parque de atrações e espetáculos
Ele também fechou parceria para instalar uma fábrica de aviões de empresa que ganhou licitação na Embraer
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.