Casas destelhadas, árvores caídas e falta de energia, esse foi o cenário encontrado nas cidades da região oeste de após o temporal ocorrido na última quarta-feira (31). Para conter os prejuízos e avaliar a extensão dos danos, equipes das defesas civis municipais percorrem diversos pontos das cidades afetadas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (1°).

Renan Arruda, Chefe de Relações Públicas da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), esclarece que os primeiros levantamentos e assistência às famílias atingidas são conduzidos pela Defesa Civil de cada município. Caso os estragos provocados pelo temporal ultrapassem a capacidade de resposta dos municípios, a Defesa Civil Estadual é acionada.

“Ainda não há lançamento no nosso sistema S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), mas estamos acompanhando a situação”, ressalta.

Nuvem de poeira encobriu Ribas do Rio Pardo

(Foto: Reprodução, Ribas Ordinário)

Em Ribas do Rio Pardo, situada a 97 km de Campo Grande, o vendaval encobriu a cidade com uma nuvem de poeira, atingindo de até 82 km/hora, conforme registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Moradores registraram imagens do vendaval com muita poeira pelas ruas da cidade. Há registro de fios de energia rompidos, toldos, cadeiras e galhos de árvores sendo levados pelo vento.

Sérgio Rodrigues, Diretor do Departamento da Defesa Civil de , destaca que houve quedas de árvores em toda a cidade, sendo a zona rural a região mais impactada pelo temporal.

“Desde a manhã desta quinta-feira a equipe de Defesa Civil está fazendo essa parte de remoção das árvores com a secretaria de obras. Além disso, as secretarias de desenvolvimento e obras fazem a nas áreas da zona rural”, explicou.

Temporal danificou 12 casas em Sidrolândia

Destruição causada por temporal (Divulgação, Prefeitura de )

No Distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, distante 70 quilômetros de Campo Grande, ventos fortes acompanhados de 60 milímetros de chuva provocaram estragos em diversas casas e derrubaram galhos e árvores após o temporal da última terça-feira (30).

O levantamento inicial indica que 12 casas foram atingidas pelo temporal, que afetou principalmente as telhas. As famílias que tiverem o perfil de vulnerabilidade receberão apoio da Prefeitura para reposição da cobertura, mas nenhuma família ficou desabrigada.

Secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Olindo, destaca que o trabalho inicial no distrito é o de remoção de galhos. Quando o tempo firmar e o solo não estiver tão úmido será feita a manutenção das ruas.

Árvore caída após temporal (Divulgação)

Na cidade de Laguna Carapã, a 305 quilômetros de Campo Grande, o temporal gerou alagamentos, destruiu a fachada de vidro de uma igreja, derrubou árvores e destelhou casas.

Segundo a Prefeitura da cidade, equipes visitaram casas para atender às ocorrências, e confirmaram que o temporal provocou, queda de árvores e destelhamento de casas.

“Estamos visitando as famílias, levando todo o auxílio necessário, as equipes de todas as pastas estão a serviço de todos os atingidos”, informou ao Jornal Laguna Informa.

Também foram contabilizados estragos em Caarapó, na região sul do Estado, que registrou ventania com rajadas de 78 km/h.

Foto de capa: Temporal em Sidrolândia (Divulgação, Prefeitura de Sidrolândia)