Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após meses de protestos e reivindicações, prefeitura promove mais de 950 guardas municipais

A promoção segue o acordo judicial estabelecido entre a prefeitura e o sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande
Lethycia Anjos -
Protesto de profissionais da Guarda Civil Metropolitana
Protesto de profissionais da Guarda Civil Metropolitana (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Após meses de protestos e reivindicações, a prefeitura de promoveu 957 guardas civis. O edital publicado na edição extra do Diogrande (Diário Oficial) desta quarta-feira (3) estabelece a promoção dos servidores para as categorias hierárquicas de Guarda Civil Metropolitana, Classe Especial e Primeira Classe. No edital também constam mudanças para os cargos de Inspetor 3ª Classe.

O reposicionamento aplica-se aos servidores que atenderam aos requisitos de escolaridade e assiduidade funcional, conforme o cronograma de implantação de enquadramento na carreira estabelecido pela Lei Complementar nº 358, de 29 de agosto de 2019.

Em 24 de junho, o presidente do SindGM-CG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), Hudson Bonfim, comunicou que havia protocolado um pedido de acordo judicial para atender à demanda da categoria.

“Assim que publicado, a prefeitura tem cinco dias para efetivar o ato de enquadramento. Com isso, os guardas da Segunda Classe ficam promovidos para a Primeira Classe e os da Primeira Classe para a Classe Especial. Também solicitamos o enquadramento para os cargos de Inspetor 3ª Classe.”

Em 18 de junho, a prefeita de Campo Grande anunciou a assinatura das promoções previstas no Plano de Cargos e Carreiras dos guardas municipais. O plano estabelece a promoção vertical a cada três anos, com aumento gradual de salário e escalonamento de responsabilidades. Além disso, para o topo da carreira (Inspetor Civil Metropolitano Classe Especial), a lei exige ensino superior com pós-graduação específica em Segurança Pública.

Conforme as publicações, a promoção vale a partir 1º de setembro deste ano e 31 de janeiro de 2025. Os convocados ao cargo de Inspetor 3ª Classe devem comprovar a escolaridade de nível superior, assim compreendida os cursos superiores de tecnólogo, sequencial ou graduação até 30 de janeiro de 2025.

Protesto durou mais de 70 dias 

Em março, um grupo de servidores da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande acampou em frente à Prefeitura de Campo Grande para reivindicar melhores condições de trabalho, pagamento do adicional de insalubridade, periculosidade, noturno, e promoção nos enquadramentos de cargos e carreiras.

No mesmo mês, os servidores da GCM conseguiram a convocação dos aprovados no último concurso, uma das principais reivindicações da categoria. Até então, o quadro de efetivos na Guarda Municipal de Campo Grande era de 1.270 profissionais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes