Após dois meses do incêndio que devastou seis unidades no Camelódromo de Campo Grande, os boxes revitalizados foram entregues nesta segunda-feira (29), com os trabalhadores repondo mercadorias nas primeiras horas de abertura do local, considerado o shopping popular.

Daniel Amaral, um dos administradores do Camelódromo, explica que a reforma custou cerca de R$ 180 a 200 mil. Foram reparadas toda a estrutura, iluminação, ventilação, pintura e sistema elétrico dos boxes 360, 361, 378, 379 e 380.

“Muitas coisas precisamos adaptar, prestando mais atenção em quem deixa a luz ligada, apesar de que todo o sistema é desligado ao final das atividades, com bateria de celulares, e em quem deixa o box trancado. Também realizamos uma reforma no sistema de bombeiros. Agora, estamos aguardando uma revitalização em todo o sistema de energia”, disse.

Segundo Amaral, o box foi reformado a critério do proprietário, incluindo a pintura e as placas. “Os trabalhadores já estão montando tudo, colocando as coisas nas prateleiras. É uma satisfação para a administração poder entregar todos os boxes reformados, pois aqui é o shopping popular. O cliente pode vir que estamos funcionando normalmente, de segunda a sábado, das 8h às 18h”.

André Costa Maciel é um dos comerciantes prejudicados pelo incêndio em 11 de fevereiro. Ele lamenta as perdas no faturamento enquanto estava fechado, enquanto ajeitava as mochilas e bolsas no box 361.

“O sentimento ainda é de perda, mas isso é parte da vida. Agora é batalhar para se reestruturar”.

Ao lado, outro trabalhador se anima em continuar na lida. “Já estamos funcionando. Trabalhamos com roupas masculinas, então pode vir que tem novidades”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Relembre o caso:

O Camelódromo de Campo Grande foi atingido por um incêndio em 11 de fevereiro e reaberto ao público três dias depois, em 14 de fevereiro. O prejuízo estimado foi de R$ 2 milhões.

Segundo o presidente do Camelódromo, Narciso Soares, quatro dos boxes atingidos pelas chamas eram de roupas, um de brinquedos e três de assistência técnica de celulares. As eletrônicas guardavam 200 baterias.

Além dos boxes atingidos diretamente pelas chamas, muitos outros também foram impactados pelo incêndio. Cerca de 20 outros boxes foram atingidos pelo sistema sprinkler, que despejou água sobre os comércios após a detecção de fumaça.

O camelódromo de Campo Grande tem 496 boxes e um piso superior onde se encontram outras lojas. Inaugurado em dezembro de 1998, o centro comercial tem 25 anos de existência e foi criado para pôr fim a desentendimentos entre lojistas do centro e ambulantes.

O prédio ocupa espaço com cerca de três mil metros quadrados, onde estão distribuídas lojas padronizadas para a comercialização dos mais diversos tipos de produtos. Localizado ao lado do shopping cidade, em região de grande movimentação.