Maior hospital de Mato Grosso do Sul, a de , enfrentou pela segunda vez em menos de 15 dias, uma queda de . O apagão, ocorrido nesta segunda-feira (1°), causou transtornos aos pacientes e prejuízos aos moradores e comerciantes próximos ao local.

A aposentada Siomara Regina de Carvalho, de 64 anos, atribui o problema à sobrecarga do poste de energia, que ela afirma não ser suficiente para atender à demanda do hospital.

“Ontem só o 4° andar estava com energia. Esse poste não aguenta carregar a energia para toda a Santa Casa. É preciso tomar uma providência, os pacientes tiveram que ser carregados para outro andar porque o gerador não dá conta também”, afirma.

Siomara mora ao lado da Santa Casa
Siomara mora ao lado da Santa Casa (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Siomara, que ficou das 15h às 23h sem eletricidade, ressalta as dificuldades enfrentadas, incluindo a necessidade de passar o dia fora de casa devido às altas temperaturas.

“Fiquei sem luz o dia inteiro, nada funcionava, fiquei sem ventilador e ar-condicionado e tive que sair para fora de casa. No último apagão tive prejuízos com câmeras de segurança que acabaram queimando”, relata.

Poste de energia
Poste de energia (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Barista em um café próximo à Santa Casa, Regiellen Castilho, 27, relata que, apesar da explosão ter ocorrido no final do expediente, o comércio teve vendas prejudicadas, e o café quase perdeu equipamentos de cozinha.

“Como ontem era feriado não fizemos a escala completa. Logo no fim do nosso expediente houve a explosão e acabamos sendo prejudicados, na mesma hora acabou a luz e não deu nem para encerrar as máquinas direito”, diz.

Além de trabalhar próximo ao local, Regiellen mora na região e ressalta que logo após fechar o café, correu para sua casa para certificar-se que não havia perdido nenhuma comida ou eletrodoméstico.

“No último apagão meu fogão de indução acabou queimando, por isso tive que correr para ver se estava tudo certo. Por sorte não tive prejuízos, mas não sei se meus vizinhos que estavam viajando tiveram a mesma sorte”, afirma.

Além dos transtornos causados pela falta de energia, Siomara menciona o barulho intenso do poste, que persistiu mesmo após o restabelecimento da luz, gerando incômodo contínuo para os moradores.

“Passei o dia inteiro ouvindo esse barulho, até filmei porque foi um transtorno enorme”, relata.

Apagão

Santa Casa ficou sem energia elétrica nesta segunda-feira (1°). (Fala Povo/Jornal Midiamax)

O apagão ocorreu por volta das 15h após o poste que fornece energia ao hospital explodir e ficar em chamas. Assim que houve a pane elétrica, a Santa Casa assumiu o protocolo de contingência, transferindo pacientes para a enfermaria, local onde há geradores, para garantir a assistência segura aos pacientes críticos.

A reportagem do Midiamax questionou o número de pacientes encaminhados para este setor e o motivo da segunda queda de energia, em menos de quinze dias. A primeira ocorreu no dia 16 de dezembro. Até o momento, não obteve resposta.

Com o apagão, as visitas aos pacientes também foram suspensas nesta segunda-feira (1°). De acordo com o hospital, o fluxo de deve retornar normalmente ainda nesta terça-feira (2).