Foi em um 22 de abril que Pedro Álvares Cabral chegou ao território que mais tarde foi chamado de Brasil após sua longa viagem desbravando novos horizontes a partir de Portugal. A data foi escolhida, 500 anos depois, para também ser celebrado o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

Criada para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, a data foi estabelecida através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como “Estatuto de Igualdade”, assinado há 24 anos no dia 22 de abril de 2000.

Brasil e Portugal são “nações irmãs” e têm em comum, além do idioma, muito da arquitetura, do folclore, tradições, da religião e, claro, da culinária também. Os pratos a base de bacalhau e até mesmo a feijoada são de origem portuguesa.

Para representante da comunidade em Campo Grande, da Associação Luso Brasileira, a data marca a importância da “amizade de dois povos irmãos”. 

“Os laços fortes que unem Portugal e Brasil estão no desenrolar da história que começou em 1.500. Devido à sua formação histórica, Brasil e Portugal possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que hoje marcam o povo brasileiro nasceram sob a influência dos portugueses durante o período colonial”, afirma Patrícia Simioli De Brito, diretora de marketing do Clube Estoril, que representa a Associação Luso Brasileira na capital.

“Além do mais, após a independência, o Brasil acolheu vários portugueses em busca de uma vida melhor e hoje é Portugal que acolhe os brasileiros”, finaliza.

De acordo com a associação, a data será celebrada no dia 12 de julho, quando a associação completará 95 anos de existência.