Pular para o conteúdo
Cotidiano

22 de abril: Dia da Comunidade Luso-Brasileira completa 24 anos

Data foi estabelecida através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como "Estatuto de Igualdade"
Liana Feitosa -
Bandeiras de Portugal e Brasil (Divulgação)

Foi em um 22 de abril que Pedro Álvares Cabral chegou ao território que mais tarde foi chamado de Brasil após sua longa desbravando novos horizontes a partir de Portugal. A data foi escolhida, 500 anos depois, para também ser celebrado o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

Criada para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, a data foi estabelecida através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como “Estatuto de Igualdade”, assinado há 24 anos no dia 22 de abril de 2000.

Brasil e Portugal são “nações irmãs” e têm em comum, além do idioma, muito da , do folclore, tradições, da religião e, claro, da também. Os pratos a base de bacalhau e até mesmo a feijoada são de origem portuguesa.

Para representante da comunidade em , da Associação Luso Brasileira, a data marca a importância da “amizade de dois povos irmãos”. 

“Os laços fortes que unem Portugal e Brasil estão no desenrolar da história que começou em 1.500. Devido à sua formação histórica, Brasil e Portugal possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que hoje marcam o povo brasileiro nasceram sob a influência dos portugueses durante o período colonial”, afirma Patrícia Simioli De Brito, diretora de marketing do Clube Estoril, que representa a Associação Luso Brasileira na capital.

“Além do mais, após a independência, o Brasil acolheu vários portugueses em busca de uma vida melhor e hoje é Portugal que acolhe os brasileiros”, finaliza.

De acordo com a associação, a data será celebrada no dia 12 de julho, quando a associação completará 95 anos de existência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias