Nesta quinta-feira (16), a de realiza varreduras em estabelecimentos do setor de alimentação. O objetivo é levar informações relevantes e que garantam a qualidade e segurança desses serviços à população. 

O trabalho, que a prefeitura considera educativo, será feito a partir das 17h, com a equipe da vigilância sanitária visitando diversos restaurantes e lanchonetes na região central da cidade, passando pelas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres e nas proximidades da

“Nestas regiões se concentra o maior número de estabelecimentos que atendem no período noturno. Essa é uma ação preventiva de orientação para os serviços de alimentação, educativa”, explica Ana Paula Triches, gerente do Núcleo da Vigilância Sanitária.

Segundo ela, esse trabalho de orientação é importante para o bom funcionamento e atendimento dos mais de 2.500 estabelecimentos de serviços de alimentação que atendem a população de Dourados e região.

“É um setor que movimenta a economia e gera milhares de empregos, por isso a importância de orientações relacionadas às boas práticas na manipulação de alimentos, o que evita a ocorrência de intoxicação e de doenças que poderiam ser transmitidas”, completa.

Nos últimos anos, com a mudança da legislação relacionada à classificação das atividades econômicas por grupos de risco, a maior parte dos serviços de alimentação está dispensada de algumas licenças ou alvarás, tais como o alvará sanitário, no entanto, ainda devem atender aos requisitos da legislação sanitária relacionados às Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos. 

A Vigilância Sanitária possui um canal para tirar dúvidas pelo telefone 3424-0709, que pode ser acessado por qualquer cidadão que verifique situações de risco relacionadas ao consumo dos alimentos.

Saiba Mais