Ás vésperas do Réveillon, sul-mato-grossenses se preparam para colocar o pé na e viajar. Entretanto, é essencial redobrar os cuidados antes e durante a jornada, especialmente para aqueles que optam pelo transporte rodoviário.

Para Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Agência de Regulação, todo o cuidado é pouco quando se fala de vidas.

“E eu sempre pergunto, quanto vale uma vida? Todos nós sabemos que uma vida não tem preço. Nós estamos aqui para regular e fiscalizar, a fim de oferecer o melhor serviço aos nossos cidadãos”, afirma.

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) é responsável por estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços pelas empresas de linhas regulares e de fretamento.

“Desde a compra da passagem em pontos oficiais até o cuidado ao escolher as empresas autorizadas pela Agems, cada precaução é valiosa”, explica a diretora de Transportes e Rodovias, Caroline Tomanquevez.

Para evitar transtornos na estrada Agems orienta os passageiros a seguirem algumas dicas básicas:

Compra de Passagem:

  • Adquira o bilhete somente em pontos oficiais de venda e com empresas cadastradas.
  • Ao escolher grandes transportadoras, que têm pontos nos terminais, essa prática é segura.
  • Se optar por vans ou micro-, certifique-se de que o transportador seja autorizado pela AGEMS, emitindo bilhetes e mantendo cadastro e vistoria do veículo atualizados.

Gratuidade:

  • Operadores de transporte devem oferecer as gratuidades garantidas por lei.
  • Nos ônibus, 2 poltronas grátis para idosos, 2 para pessoas com deficiência e 2 com 50% de desconto para idosos.
  • Nos micro-ônibus, 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso, e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Clandestino:

  • Não viaje com transportadores clandestinos.
  • Solicite ao motorista a verificação de documentos que comprovem seu registro e regularização.

Embarque Seguro:

  • Afivele o cinto de segurança após embarcar.
  • O risco de ferimentos em acidentes com ônibus é semelhante ao de carros de passeio.
  • A Agems exige orientação verbal sobre o uso do cinto antes da saída.

Trajeto:

  • Em linhas longas, todos os passageiros devem estar sentados.
  • Denuncie empresas que vendem passagens acima da capacidade, sugerindo que os passageiros viajem em pé.

Turismo:

  • Empresas de fretamento turístico devem contar com transportadores credenciados pela Agência Reguladora.
  • Exija a Licença de Eventual/Turística para confirmar a regularidade da empresa.

Denúncias:

  • Em caso de irregularidades, utilize a Ouvidoria da AGEMS.
  • Entre em contato pelo WhatsApp (67)3025-9505 e fale com a atendente virtual Gegê.
  • Pelo telefone 0800 600 0506, e-mail ouvidoria@www.agems.ms.gov.br ou preencha o formulário de reclamação no site da AGEMS.