O feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), altera o horário de funcionamento de estabelecimentos privados e públicos. O Jornal Midiamax separou o expediente de locais que abrem ou fecham as portas neste período em .

Comércio

Segundo a CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande), o comércio funciona normalmente neste dia, seguindo o horário de funcionamento de cada estabelecimento. Vale lembrar que por ser um feriado nacional, o empregador deve se atentar às regras trabalhistas de pagamento ou compensação de horas trabalhadas.

Bares e restaurantes

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) informou que os locais podem abrir normalmente na data e em horário habitual.

Shoppings

Norte Sul Plaza irá funcionar das 10h às 22h, normalizado o atendimento em lojas e restaurantes no horário previsto.

As lojas e quiosques do vão funcionar no horário habitual. A programação do também segue comum.

Shopping Bosque dos Ipês começa as atividades às 10h e segue até às 22h. O cinema funciona conforme programação.

Mercados

A Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados) informou que os supermercados de Campo Grande poderão abrir normalmente suas portas na próxima sexta-feira, 21 de abril. As empresas poderão abrir, mas devem garantir aos empregados a respectiva folga compensatória.

Ônibus

O funcionamento de coletivos é reduzido nesta sexta-feira, levando em conta a redução de passageiros. Itinerários e rotas podem ser consultados no site do Consórcio Guaicurus.

Órgãos públicos

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o feriado de Tiradentes, não tendo atendimento nas unidades. As repartições públicas retornam ao funcionamento normal na segunda-feira (24).

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece o dia como ponto facultativo. Os servidores públicos retornam à rotina na segunda.

Neste feriado, os Correios fecham e retornam na segunda-feira (24). Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site.  

A Central de Atendimento dos Correios estará disponível por meio dos seguintes canais automatizados: 

  • Site dos Correios, na página do Fale Conosco; 
  • Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100; e 
  • Chat

Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após os feriados, a partir das 8h.

Bancos

Por ser feriado, o Conselho Monetário Nacional indica o fechamento das agências. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) afirma que o aplicativo e site dos bancos são alternativas para transferências bancárias e pagamentos de contas. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Judiciário

O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna na próxima segunda. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h nesta sexta: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham.

Unidades de saúde

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) funcionam hoje apenas as unidades de urgências, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), unidades básicas de referência para vacinação também estão em escala de plantão para contínua campanha de imunização.

Bioparque

O atendimento do Bioparque Pantanal abrirá na sexta-feira (21), mas apenas para visitantes agendados. O agendamento para visitas ao empreendimento turístico pode ser feito no site oficial http://bioparquepantanal.ms.gov.br/. O cadastro prévio é destinado para visita individual, grupo familiar (até 6 pessoas), empresas e instituições.

Detran

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e suas agências não terão atendimento ao público na sexta-feira (21).

Funtrab

A (Fundação do Trabalho de MS) não terá atendimento na sexta-feira (21). O retorno das atividades será na segunda-feira (24). Os candidatos têm a opção de agendamento de atendimento por meio do aplicativo “MS Contrata+ para Trabalhadores”. Basta baixar o aplicativo, realizar o cadastro, marcar o dia e o horário, e posteriormente comparecer à agência, que fica na Rua 13 de Maio, 2.773. Caso surjam dúvidas no uso do aplicativo, o contato para suporte do “MS Contrata+” é (67) 3320-1372 (WhatsApp).

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (21) devido ao feriado nacional de Tiradentes. Assim, a secretaria orienta a população a fazer a retirada de medicamento até esta quinta-feira (20). A Casa da Saúde retorna com o atendimento normal na segunda-feira (24).

Unidades do Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão funcionam até a quinta-feira (20) e voltam a funcionar na segunda-feira (24), das 8h às 17h. Nas unidades do Aero Rancho, Guaicurus e General Osório estão em funcionamento os guichês da Energisa, Sejusp – Instituto de Identificação (conforme agendamento), Agenfa, Correspondente Bancário, Detran (conforme agendamento), Águas Guariroba, Agehab e Defensoria Pública.

No Fácil Bosque dos Ipês, o funcionamento retorna na segunda-feira, das 10h às 19h, com os serviços da Energisa, Sejusp – Instituto de Identificação, Agenfa, Correspondente Bancário, Águas Guariroba e Detran.