O campo-grandense terá um novo feriadão para curtir a partir deste , em comemoração à Divisão do Estado (11) e da padroeira Nossa Senhora Aparecida (12), serão cinco dias da Semana do Saco Cheio. Os dias de recesso alteram o funcionamento de repartições públicas e privadas.

O Jornal Midiamax separou o expediente do que abre e fecha nesses dias, confira.

Comércio

O comércio de funcionará normalmente na próxima semana, conforme o acordo com o estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindivarejo Campo Grande, filiado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde que observadas algumas regras.

Vale lembrar que a empresa que abrir e designar funcionários para o dia deverão compensar o trabalhador pelo dia trabalhado com um dia de descanso, que deve ser dado preferencialmente na semana seguinte e em um prazo máximo de 15 dias.

Ônibus

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que nos dias 9, 10 e 13 as frotas irão operar com plano especial. Já no dia 11 irá operar com plano de sábado, com frota reduzida. No dia 12, o plano de domingos e feriados, com plano de frota e horário reduzido.

Judiciário

Conforme o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas comarcas não terá expediente nesse período. Funcionará apenas o plantão do judiciário. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Repartições públicas

Servidores públicos terão um extenso feriadão. O calendário da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado decreta ponto facultativo, com servidores atuando em escala de plantão. A medida não se aplica aos serviços essenciais, por exemplo, como o de saúde.

Saúde

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no fim de semana funcionam apenas as unidades de urgência e emergência, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde). Na segunda (9) e terça-feira (10), funcionam todas as unidades básicas. Nos dias oficiais de , apenas as de urgência e emergência.

Correios

As agências estarão fechadas nos dias de feriado, retornando o atendimento normalmente na sexta-feira (13). Os centros de distribuição estarão fechados na quinta-feira. O atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as unidades de Campo Grande funcionam normalmente durante o feriadão, conforme o horário de atendimento de cada estabelecimento. Nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Shoppings

  • O Pátio Central funcionará das 9h às 16h nos feriados. Para movimentar, os dias serão marcados com atividades do projeto Pequenos Confeiteiros;
  • O Shopping Campo Grande funcionará normalmente das 10h às 22h durante os feriados;
  • O Shopping Bosque dos Ipês também mantém o funcionamento das 10h às 22h nos dias;
  • O horário do Norte Sul Plaza será normal, das 10h às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no recesso. Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera o feriado dia útil para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Delegacia

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h nesta sexta: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.