A vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 começa a ser aplicada no público geral acima dos 18 anos. A decisão de ampliar a vacinação de reforço foi tomada pelo Ministério da Saúde e as Unidades Básicas de Saúde de Dourados estão autorizadas a seguir a orientação.

Segundo o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, as UBSs e a Sala de Vacinação do PAM têm doses disponíveis, remanescentes da campanha que começou há dois meses para grupos prioritários.

“Temos doses disponíveis para iniciar a aplicação neste público ampliado, mas já estamos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para solicitarmos novas doses que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde”. 

Para Edvan é importante seguir o calendário individual, já que a dose bivalente só pode ser aplicada em quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço.

A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde para atualizar o calendário vacinal.

A vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 está disponível para grupos prioritários há dois meses e, em Dourados, foi aplicada em aproximadamente 5.500 pessoas.

Balanço da imunização

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas já estão com a proteção reforçada. Até a semana passada, das doses aplicadas, 8,1 milhões foram destinadas a idosos com 60 anos ou mais.

A imunização com a vacina bivalente é voltada a quem já completou o esquema básico contra o vírus ou para quem recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses. 

As doses das vacinas bivalentes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem de segunda a sexta-feira, e na Sala de Vacinação do PAM, que também faz plantões aos sábados pela manhã.

“Sempre buscamos oferecer horários alternativos para que as pessoas, que eventualmente não possam se dirigir a uma UBS durante os dias úteis, tenham a oportunidade de se vacinar. Nossa meta é manter o maior número possível de douradenses protegidos contra a covid-19”, diz o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.