Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Descaso’: pacientes reclamam sobre espera de horas em UPA lotada em Campo Grande

Escala da Prefeitura diz que unidade tem 11 médicos trabalhando
Clayton Neves -
Área de espera dos consultórios. (Foto: Fala Povo)

Conforme documento da (Secretaria Municipal de Saúde), nesta segunda-feira (6), 11 estão na escala de atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, que atende a região sul de . Apesar disso, pacientes que procuram a unidade relatam demora de horas e longas filas de pessoas, entre elas, gente que até desistiu de esperar e voltou para casa.

Conforme a escala médica, são seis médicos para atendimento de crianças e seis para adultos, no entanto, moradores questionam a informação. “Na lista tem cinco médicos e aqui só tá atendendo um. Minha filha está aqui chorando com muita dor nas costelas e até agora nada”, comentou montadora que acompanhava a filha. 

Outra paciente, que estava com suspeita de dengue, também se indignou com a demora. “O médico que está aqui desde as 10h não atende. A gente fala com os funcionários e ninguém faz nada. É um descaso total”, comentou. Ela esperava por atendimento desde a metade da manhã e informou que outros pacientes chegaram ainda mais cedo e continuavam aguardando.

Segundo a moradora, até mesmo idosos que têm prioridade no atendimento permaneciam nos bancos em longa fila de espera. “Tem vários idosos, chegou um de 96 anos e ninguém faz nada”, comentou.

Em imagens feitas no local é possível notar a área de espera lotada de pacientes aguardando. 

História se repete

Na semana passada, a mesma UPA foi alvo de reclamação de moradores. No dia último dia 1º pacientes relataram espera de 3 a 4 horas por atendimento, além de forte calor na UPA Universitário. Na ocasião, a ala de pediatria estava sem nenhuma ventilação e adultos e crianças precisam passar por longa espera em meio a altas temperaturas.

O que diz a Sesau?

Confira na íntegra o posicionamento da Sesau sobre a denúncia: 

A informação de apenas um médico atendendo na unidade não procede, uma vez que neste momento a escala no local está completa, com seis médicos atendendo aos pacientes (adultos).

Contudo é importante ressaltar que o atendimento em unidade de urgência e emergência não acontece de acordo com a ordem de chegada, e sim com a regulação de risco do paciente, sendo que aqueles com maior gravidade possuem prioridade. Ou seja, um paciente com classificação laranja, será atendido antes que um com classificação azul ou verde, que, por sua vez, têm tempo protocolar de até quatro horas.

Outra informação que deve ser reforçada é que a equipe está dividida em vários setores da unidade, existe o profissional que está destacado para fazer o atendimento às urgências que chegam na unidade via serviço de socorro, como e Corpo de Bombeiros, outro médico está responsável pelo monitoramento dos pacientes na ala vermelha, e mais um é responsável por aqueles que estão em observação.

Apenas parte da equipe está no atendimento em consultório, onde é realizada a consulta do paciente que chega ao local por meios próprio

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista apresenta nervosismo e PRF encontra 161 Kg de cocaína em caminhonete

Fies: faculdades privadas podem oferecer vagas remanescentes até dia 7

Comerciante é preso por receptação na Vila Margarida durante operação

Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Andressa Urach diz que será candidata a deputada federal e pede sugestões de partidos

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista de aplicativo ferido a tiros após perseguição policial tentou  esconder moto em borracharia

Motociclista disse aos policiais que teria feito ‘cagada’

Charge

Perigo. Elevador

Polícia

Motorista é preso fazendo transporte clandestino na rodoviária de Campo Grande

Investigadores surpreenderam o homem cooptando passageiros

Brasil

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento