UEMS 2023: Campo Grande tem quatro novos cursos e mais de 250 vagas

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece 273 vagas para 14 cursos de graduação oferecidos pela Unidade Universitária de Campo Grande por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A novidade deste ano são quatro novos cursos de graduação e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece 273 vagas para 14 cursos de graduação oferecidos pela Unidade Universitária de Campo Grande por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A novidade deste ano são quatro novos cursos de graduação e um novo polo de formação, nas Moreninhas.

As inscrições ocorrem de 16 a 24 de fevereiro pelo endereço eletrônico: https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Em 2023, a UEMS de Campo Grande oferta os cursos de Dança (11 vagas), Bacharelado em Geografia (20 vagas), Licenciatura em Geografia (14 vagas), Bacharelado em Letras (20 vagas), Licenciatura em Letras Português/Inglês (20 vagas), Licenciatura em Letras Português/ Espanhol (20 Vagas), Medicina (23 vagas), Pedagogia (24 vagas), Teatro (11 vagas), Turismo (20 vagas) e os novos de Psicologia (20 vagas), Ciências Biológicas (20 vagas), todos na Unidade da UEMS saída para Rochedo.

Ainda abre oferta para os cursos de Administração Pública (17 vagas) e História (20 vagas), no polo das Moreninhas, que funcionará na Escola Estadual Waldemar de Barros da Silva.

A UEMS ofertará pelo Sisu o total de 1.264 vagas em 64 cursos. Serão 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O Sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Cronograma:

  • Período de Inscrições: 16 de fevereiro a 24 de fevereiro
  • Resultado da Chamada Regular: 28 de fevereiro
  • Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março
  • Matrícula da Chamada Regular: 2 de março a 08 de março
  • Convocação da Lista de Espera: a partir de 13 de março
    Saiba mais em: http://www.uems.br/ingresso/sisu

Sobre os cursos da UEMS Campo Grande
A UEMS de Campo Grande oferece cursos de Bacharelado e Licenciatura em diversas áreas. Voltados para formação de professores, cursos como de Pedagogia, altamente recomendado por diversos guias de vestibulares. Os cursos de Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol e Geografia também são voltados para formação profissional de professores, mas na mesma área, a UEMS oferece os cursos de formação profissional e pesquisador, nos cursos de Bacharelado em Letras e Bacharelado em Geografia.
Os cursos de Teatro e Dança passaram a ser ofertados na UEMS de Campo Grande com a divisão do curso de Artes Cênicas. Os dois cursos são de Licenciatura com a formação de professores enfatizando a arte como área de conhecimento.
Já o curso de Medicina é Bacharelado, com a duração de cinco anos. O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização. Em 2021, o curso de Medicina formou sua primeira turma de médicos.
O curso de Turismo também é bacharelado. A formação prioriza uma atuação empreendedora do turismo, formando um profissional com capacidade de gerenciamento de negócios e empreendimentos turísticos, bem como qualificado para elaborar projetos de ação empreendedora nos órgãos oficiais gestores de turismo e em empresas turísticas do setor privado e público.
Os quatro novos cursos – Psicologia e Ciência Biológicas reiteram a integração com a comunidade local, principalmente os oferecidos no polo Moreninhas – Administração Pública e História.

Sistemas de Ingresso
Para o Sisu 2023, em cumprimento ao disposto na Resolução CEPE-UEMS Nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será por meio dos sistemas de ingresso:
I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e
II – por Reserva de Vagas, sendo:
a) 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros(pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);
b) 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);
c) 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;
d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
O candidato deverá, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual deseja concorrer e certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das Leis: Lei nº 5.541, de 15 de julho de 2020; Lei nº 2.589, de 2002; Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; Lei nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003; ou da Resolução CEPE-UEMS nº 2.423, de 30 de agosto de 2022.

Conteúdos relacionados