O km 53 da , na região de , que estava totalmente interditada por indígenas em protesto contra o marco temporal, já teve o trânsito liberado nesta terça-feira (30).

Em diversos estados, indígenas fecharam as rodovias em protesto contra o marco temporal. Em , segundo o PRF (Polícia Rodoviária Federal), o grupo liberou o trecho às 16h57.

Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, o julgamento de Jorcy Marques Ortiz, de 52 anos, por duplo feminicídio por ter assassinado mãe e filha, que estava marcado para esta terça, foi adiado para quarta-feira (15), por conta do bloqueio da estrada.

Em Dourados, a Perimetral Norte, nas proximidades da Reserva Indígena Federal e também da área de retomada, foi bloqueada e liberado durante a manhã.

PL do Marco Temporal

Os deputados federais de Mato Grosso do Sul e os senadores devem votar nesta semana em o Marco Temporal e sete MPs (Medidas Provisórias) do governo Lula.

Na semana passada, foi aprovada a urgência para votação do Marco Temporal, que restringe a demarcação de terras indígenas àquelas ocupadas em 1988. 

O governo é contra, mas o placar que determinou a urgência, 324 a 131, mostra que a tramitação caminha para uma derrota do governo.

O projeto tem apoio da bancada ruralista, composta por cerca de 350 parlamentares. A liderança governista liberou os deputados da base aliada a votarem como preferirem. 

A federação formada por PT, PCdoB e PV e a composta por e Rede orientaram que seus deputados votassem contra.