Testes da covid-19 são feitos gratuitamente em 74 unidades básicas de saúde de Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), nas últimas semanas o Município identificou aumento de 33% na procura pelos exames. 

Os exames disponibilizados são por demanda espontânea e não é preciso agendamento. O teste é recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, tosse, coriza, febre e dor de cabeça, e o resultado fica pronto em 20 minutos. Nas unidades de saúde, pacientes com caso confirmado recebem orientação e encaminhamento adequado. 

Para pacientes com sintomas, a Prefeitura disponibiliza o serviço de Teleatendimento pelo número 2020-2170. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Aos sábados e feriados, os testes ficam disponíveis somente nas unidades de plantão referenciadas pela Sesau.

Conforme a Secretaria, em comparação com o mês de novembro, os testes dobraram. No mês de novembro eram realizados de 150 a 200 testagens por dia. Em dezembro, passou de 250 a 300 por dia e, agora, nos primeiros dias de janeiro, as testagens diárias saltaram para até 400.

Desde novembro, 30% dos testes realizados indicavam reagente para o vírus. Em janeiro, o percentual se mantém entre os 30%, chegando a 33%.

Confira o cronograma.