Tereré e até banho de mangueira são alternativas para driblar calorão em Mato Grosso do Sul
Porto Murtinho fez 17°C na terça-feira, mas pode chegar a 37°C nos próximos dias
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O fenômeno El Niño tem elevado as temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul e a população sentido na pele os efeitos de dias mais quentes. Dados do Cemtec/MS mostram que em agosto a máxima chegou a 39,2°C em Pedro Gomes e a previsão para os próximos dias é calor acima de 40°C. Para se refrescar, os sul-mato-grossenses adotam suas próprias estratégias.
Para quem tem ar condicionado, o equipamento se tornou ‘melhor amigo’ e há aqueles que não larguem o bom e velho tereré. Para outros e principalmente as crianças, o banho de mangueira é uma ótima opção para refrescar do calor.
Em Corumbá, região pantaneira, a população é acostumada com as temperaturas, que facilmente chegam aos 40°C. Com o efeito El Niño, o calor pode atingir recordes por lá. Para Alayne Vasquez, coordenadora pedagógica na cidade, uma das maneiras de lidar com esse calor é manter o tereré sempre à mão e, nos finais de semana, aproveitar um bom e refrescante banho de mangueira.
“Recentemente, temos tido manhãs amenas, mas o calor aumenta consideravelmente no meio da manhã. Então, durante o dia, sempre carrego meu tereré, mesmo no trabalho, e em casa recorro ao ar condicionado. Nos fins de semana, é comum as pessoas se refrescarem com banhos de mangueira ou indo ao chafariz na entrada da cidade, que está à disposição dos moradores”, conta Alayne.
Em Três Lagoas, ponto turístico é opção
Já em Três Lagoas, conhecida como a “Cidade das Águas”, os últimos dias foram de calor de 38°C e sensação térmica ainda maior. Uma opção para se refrescar é dar uma pausa na Lagoa Maior, um dos principais pontos turísticos da cidade, e desfrutar de uma água de coco.
Marcos Freitas Cardoso, um vendedor local que trabalha no local há mais de 6 anos, relata que, até mesmo os moradores mais antigos da cidade e acostumados com o calor, têm sentido esse aumento nas temperaturas, fazendo com que busquem meios de se refrescar e hidratar. “Para mim, é bom, pois estou vendendo mais. Tem semanas, chego a vender mais de 100 unidades, e acredito que a tendência é aumentar, pois o calor está cada vez mais intenso”, disse o vendedor.
De acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), no mês de agosto, Três Lagoas chegou registrar 37,5°C. Para os próximos dias, as regiões do Pantanal, Sudeste e Norte do Estado enfrentarão as temperaturas mais elevadas, variando de 33°C a 38°C, deixando os sul-mato-grossenses em busca de maneiras criativas de se refrescar.
Previsão do Tempo
De acordo com Clima Tempo, a previsão para Corumbá, Três Lagoas será de 42°C na quarta-feira (13). Já na segunda-feira, os termômetros vão chegar a 44°C em Coxim e em Ladário, 46°C.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.