Tereré e até banho de mangueira são alternativas para driblar calorão em Mato Grosso do Sul

Porto Murtinho fez 17°C na terça-feira, mas pode chegar a 37°C nos próximos dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Chafariz de Corumbá. (Foto: Ascom, Prefeitura de Corumbá)

O fenômeno El Niño tem elevado as temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul e a população sentido na pele os efeitos de dias mais quentes. Dados do Cemtec/MS mostram que em agosto a máxima chegou a 39,2°C em Pedro Gomes e a previsão para os próximos dias é calor acima de 40°C. Para se refrescar, os sul-mato-grossenses adotam suas próprias estratégias.

Para quem tem ar condicionado, o equipamento se tornou ‘melhor amigo’ e há aqueles que não larguem o bom e velho tereré. Para outros e principalmente as crianças, o banho de mangueira é uma ótima opção para refrescar do calor.

Em Corumbá, região pantaneira, a população é acostumada com as temperaturas, que facilmente chegam aos 40°C. Com o efeito El Niño, o calor pode atingir recordes por lá. Para Alayne Vasquez, coordenadora pedagógica na cidade, uma das maneiras de lidar com esse calor é manter o tereré sempre à mão e, nos finais de semana, aproveitar um bom e refrescante banho de mangueira.

“Recentemente, temos tido manhãs amenas, mas o calor aumenta consideravelmente no meio da manhã. Então, durante o dia, sempre carrego meu tereré, mesmo no trabalho, e em casa recorro ao ar condicionado. Nos fins de semana, é comum as pessoas se refrescarem com banhos de mangueira ou indo ao chafariz na entrada da cidade, que está à disposição dos moradores”, conta Alayne.

Em Três Lagoas, ponto turístico é opção

Já em Três Lagoas, conhecida como a “Cidade das Águas”, os últimos dias foram de calor de 38°C e sensação térmica ainda maior. Uma opção para se refrescar é dar uma pausa na Lagoa Maior, um dos principais pontos turísticos da cidade, e desfrutar de uma água de coco.

Marcos Freitas Cardoso, um vendedor local que trabalha no local há mais de 6 anos, relata que, até mesmo os moradores mais antigos da cidade e acostumados com o calor, têm sentido esse aumento nas temperaturas, fazendo com que busquem meios de se refrescar e hidratar. “Para mim, é bom, pois estou vendendo mais. Tem semanas, chego a vender mais de 100 unidades, e acredito que a tendência é aumentar, pois o calor está cada vez mais intenso”, disse o vendedor.

De acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), no mês de agosto, Três Lagoas chegou registrar 37,5°C. Para os próximos dias, as regiões do Pantanal, Sudeste e Norte do Estado enfrentarão as temperaturas mais elevadas, variando de 33°C a 38°C, deixando os sul-mato-grossenses em busca de maneiras criativas de se refrescar.

Previsão do Tempo

De acordo com Clima Tempo, a previsão para Corumbá, Três Lagoas será de 42°C na quarta-feira (13). Já na segunda-feira, os termômetros vão chegar a 44°C em Coxim e em Ladário, 46°C.

Conteúdos relacionados

chuva de meteoros
dengue