No próximo sábado (6), acadêmicos de Ciências Contábeis realizam atendimento à população no Pátio Central Shopping. Na oportunidade será possível tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda, cujo prazo termina no dia 31 de maio.

No shopping o atendimento será nos dias 6 e 27 de maio, das 10h às 14h. Já na Uniderp, a população pode obter atendimento gratuito nos dias 12 e 19 de maio, das 18h30 às 20h30.

A ação que é dirigida pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da e segue as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da instituição, ocorre por meio dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, que contam com a orientação de professores da área.

A ação faz parte do de Extensão Comunitária que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos dos estudantes da área de contabilidade ao mesmo tempo em que se oferece um serviço de qualidade à comunidade”, destaca Jeferson Almeida, coordenador do curso na Uniderp.

O atendimento é voltado para contribuintes que tiveram rendimentos até R$ 90 mil em 2022, para MEI (Microempreendedor Individual), aposentados e pensionistas.

Importante ter documentação em mãos

Uma das novidades de 2023 é que os contribuintes podem utilizar a declaração pré-preenchida na abertura do período de entrega do documento, por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD), disponível para computadores, ou aplicativo e recurso on-line Meu Imposto de Renda. As pessoas que utilizarem o arquivo pré-preenchido ou escolherem receber as restituições via PIX terão prioridade no recebimento das quantias de devolução, que serão realizadas depois do dia 31 de maio.

Para quem faz o procedimento pela primeira vez, os documentos necessários são: CPF (Cadastro de Pessoa Física), título de eleitor, comprovante residencial, informações profissionais presentes no comprovante de rendimentos fornecidos pelas empresas e, caso a prestação seja feita em conjunto com o cônjuge, é necessário incluir o CPF da pessoa. Os dados de saldos bancários em conta corrente ou poupança devem estar na declaração, assim como despesas médicas e com educação para dedução.