Começa nesta terça-feira (7) o período para efetivar a pré-matrícula da Rede Estadual para o ano letivo de 2024. Na Central de Matrículas, em Campo Grande, o primeiro dia foi sem filas e espera de 10 minutos para atendimento.

A SED (Secretaria Estadual de Educação) oferta mais de 206 mil vagas na rede. Os responsáveis pelos estudantes têm até 24 de janeiro do ano que vem para confirmar o cadastro das escolas de interesse para o próximo ano letivo.

Nesta manhã, há 13 funcionários em atendimento presencial na Central e oito pelo teleatendimento. O coordenador de matrículas, Alciley Lopes, explica que o público deve ficar atento aos horários, pois o atendimento fica suspenso no horário de almoço, inclusive nas ligações. Portanto, o serviço é oferecido das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O servidor explica que o processo é rápido e dinâmico. Os estudantes devem inserir três opções de escolas que quer ingressar no ano letivo de 2024. A segunda etapa será após a divulgação da lista de pré-matriculados, prevista para ser publicada no dia 7 de janeiro. Assim, o responsável deve ir até a unidade onde o aluno foi designado e confirmar a matrícula.

O processo também deve ser feito pelo aluno que deseja permanecer onde já estuda. “Os pais devem ficar atentos, não colocar uma opção de escola que não conhece, porque corre o risco de ser escolhido”

São mais de 205 mil vagas para a rede estadual e, segundo a SED, foram ampliadas para 16.317 mil vagas para o ensino fundamental, e 2.879 mil vagas para o ensino médio, além do aumento na oferta de ensino integral.

Quanto ao aumento para estudantes ao ensino fundamental, a medida visa reduzir a remanda para as escolas municipais, que poderão atender à demanda da educação infantil. Em Campo Grande, por exemplo, o déficit em creches é de 10 mil vagas. Esse ano, vão ser 219 escolas de tempo integral.

Miguel e Luciene (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Miguel Alves, de 14 anos, sairá de uma escola particular para a estadual no 1º ano do ensino médio. Ele considerou boas recomendações nas escolhas da E.E. Coração de Maria e José Maria. Ao lado da mãe, Luciene Alves da Silva, que moram no bairro Aparecida Pedrossian, o aluno está animado para transição.

Luciane diz que ficou surpresa com a rapidez do atendimento, que demorou 10 minutos. Pensou que seria tumultuado e com filas, por isso se preparou para fazer o processo no primeiro dia.

“Ele é meu caçula, tenho mais dois filhos. Ele estudava antes em escola particular porque era mais novo e a escola é do lado de casa, agora com ele maior, pode pegar ônibus”, finaliza.

Central de Matrículas

As matrículas poderão ser feitas online, através do site matriculadigital.ms.gov.br, ou no canal 0800 647 0028. Também podem ser feitas presencialmente, na Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612, ao lado da Escola Hércules Maymone.