As pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino começam nesta terça-feira (7), e vão até o dia 4 de janeiro de 2024. O anúncio foi feito pela SED (Secretaria Estadual de Ensino), nesta segunda-feira (6), em evento com a presença do vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, e o secretário da educação, Hélio Daher.

As matrículas poderão ser feitas online, através do site matriculadigital.ms.gov.br, ou no canal 0800 647 0028. Também podem ser feitas presencialmente, na Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612.

Na ocasião, foi anunciado, também, ampliação do ensino integral, com a oferta de 16.317 mil vagas para o ensino fundamental, e 2.879 mil vagas para o ensino médio.

De acordo com o secretário de educação, Hélio Daher, ampliar o ensino integral é um dos grandes desafios da educação, que é comprovadamente uma fórmula que traz muitos resultados favoráveis aos alunos.

“É importante que as pessoas entendam que o ensino integral é um ensino de qualidade. Mas para aquele que não pode, por causa de outras situações, a gente permanece oferecendo escolas em período parcial em todos os municípios do Estado”, afirma o secretário.

Aumento de vagas para o Ensino Fundamental

Foi citada também, a dificuldade das prefeituras em atender a educação infantil.  Devido a isso, o estado vai absorver a demanda de alunos do ensino fundamental, para aliviar a demanda do município, que poderá oferecer mais turmas de 1º a 5º ano.

“Esses alunos que estariam em sala de aula da rede municipal estarão em sala de aula do Estado. Na medida em que recebo esse aluno, eu estou oportunizando que para que essas salas do município possam ser destinadas a creche, e a entrada na educação”, afirma o vice-governador.

Parceria com o Corpo de Bombeiros e entrega de tablets

O evento também contou com a oficialização do Núcleo de e Prevenção de Acidentes nas Escolas, uma parceria com o (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), que vai realizar treinamentos de primeiros socorros para incidentes que possam acontecer dentro das escolas.

“Ele já está em funcionamento, com treinamento e qualificação de quem trabalha na escola e também com alunos, como agir em casos de um acidente, desde a um botijão de gás que pega fogo, a uma questão elétrica, aos primeiros socorros, até um acidente de natureza mais grave”, explica o vice-governador.

Ao final, foram entregues tabletes a alunos da Indígena Natividade Alcantara Marques e Escola Estadual Cacique Ndeti Reginaldo, ambas de .

Tablets foram entregues a alunos indígenas de Dois Irmãos do Buriti. (Monique Faria, Midiamax)

Saiba Mais