Cidades de estão na lista das mais secas das últimas 24 horas no Brasil, com índice de umidade relativa do ar em nível desértico, em 15%. Nesta quarta-feira (2), em boa parte do Estado, o alerta de risco à saúde e de incêndios florestais permanece.

Sonora e entram no ranking nacional com variação de 15 a 19%, conforme análise do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As cidades só perdem posição para municípios de Mato Grosso, que também estão em situação alarmante de 13 a 15%.

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a atuação de uma alta pressão favorece o tempo seco e quente até o fim de semana. As condições permanecem durante a semana, entre 15 e 30%, principalmente na região norte, pantaneira, sudoeste e bolsão.

Na terça-feira (2), as estações mostravam baixos valores, recordes no ano, em Porto Murtinho (17%), (21%), Sonora (21%), Três Lagoas (22%) e (22%).

A previsão para a semana será de altas temperaturas na regiões. Porto Murtinho, por exemplo, pode alcançar calor de 36°C. Coxim e Aquidauana devem marcar 35°C.

Sem chuvas

O Estado chega a 47 dias sem chuvas significativas, em grande volume desde o dia 14 de junho. A última em Sonora marcou apenas 9,4 milímetros e não há registro desde o dia 15 de junho.

O prognóstico indica chances de volumes, apesar de baixos, acumulado de 35 milímetros na primeira quinzena de agosto.