A segunda-feira (10) começa com tempo estável, com calor e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. O dia será de sol e variação de nebulosidade devido à atuação da circulação anticiclone atmosférico, que favorece a sensação de secura e altas temperaturas.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas variam entre 17°C e 35°C. “A mínima devem ser de 18°C nas regiões sul, leste e nordeste do Estado, chegando a máxima de 32°C. Já no norte, os termômetros variam entre 17°C e 35°C, enquanto em Campo Grande a mínima pode chegar a 20°C e a máxima ser de 32°C”, explica a meteorologista Valesca Fernandes.

Os termômetros devem elevar consideravelmente no período da tarde. Os índices de umidade relativa do ar, em todas as regiões do Estado, variam de 20 a 40%.

Mudança no tempo

O cenário muda de figura a partir de quarta (12) e quinta-feira (13), a mudança do quadrante dos ventos, que ao invés de norte, se voltam ao quadrante sul, vem acompanhada de uma frente fria que, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade, deve formar nuvens pesadas e com chuva em todo o Estado.