A secretaria estadual de educação de anunciou nesta segunda-feira (06) que vai ampliar o número de vagas e quer chegar a 205 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino. Para isso, vai ampliar o número de escolas em tempo integral e abrir vagas para estudantes do .

Em 2023, a rede estadual de ensino conta com 187 mil alunos matriculados e para 2024 deve ampliar o número de alunos em 9,8%. A ampliação se deve a abertura de 25 mil vagas para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e de 19,1 mil vagas em escolas de tempo integral.

Escolas de tempo integral nos 79 municípios

Em 2024, a rede de ensino de Mato Grosso do Sul deve passar das atuais 166 para 219 escolas que oferecem educação em tempo integral, chegando aos 79 municípios. E o número de alunos matriculados nessas escolas deve subir de 29,6 mil para 48,7 mil estudantes que terão aulas o dia todo.

Secretário estadual de educação, Hélio Queiroz Daher, explica que apesar da ampliação das vagas, há limite para novas matrículas além das 205 mil esperadas. “O Estado não atua no limite, temos vagas disponíveis ainda”, afirma.

Do total de alunos, 26% devem estar matriculados em escolas de tempo integral em 2024. “Esse é o grande desafio da educação, porque não é só manter o aluno na escola, é preciso dar qualidade no ensino para esses alunos”, explica o secretário.

Vagas para o Ensino Fundamental

Alegando dificuldade das prefeituras de atender a educação básica, o Estado deve voltar a abrir vagas para o Ensino Fundamental em 2024. Dessa forma, a rede estadual de ensino vai oferecer 9,1 mil vagas parciais e 16,3 mil integrais.

Ao todo, serão 25,4 mil vagas no Ensino Fundamental. “Este não deveria ser o foco do Estado, mas entendemos a necessidade de ajudar as prefeituras na educação básica dos alunos”, explica o secretário municipal.

Matrículas começam dia 7 de novembro

A primeira etapa, de pré-matrícula para a rede estadual de ensino, começam no dia 7 de novembro (terça-feira) e seguem até 4 de janeiro de 2024.

As matrículas podem, ser feitas na Central de Matrícula na rua Joaquim Murtinho, ou no telefone 0800 647 0028 ou no site http://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home

Saiba Mais