Presidente do TJMS assina ordem para obras de R$ 8 milhões do novo Fórum de Maracaju

Desembargador Sérgio Martins anunciou investimento para atender demanda na comarca

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins assina ordem de serviço ao lado do governador Eduardo Riedel. (Divulgação, TJMS)

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Sérgio Fernandes Martins, assinou ordem de serviço para o novo Fórum de Maracaju, que contará com investimento de R$ 8.498.499,35 e área total construída de 1.545,00 m², no prazo de 12 meses, a partir da data de início da execução da obra. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (17) e contou com participação do governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, do prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan e do sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Belineti Naegele.

A obra atende a demanda da população de Maracaju, já que a região se desenvolveu e o atual prédio não é mais adequado para atender aos trabalhos dos juízes e servidores. Segundo o TJMS, atualmente tramitam na comarca 11.452 feitos nas áreas cível e criminal, além de 1.828 processos nos juizados.

Presidente do TJMS, desembargador Sérgio lembrou que as negociações para o novo fórum começaram em 2019, mas que ele entende que é essencial que juízes e servidores tenham um local adequado para trabalhar com tranquilidade.

Sócio fundador do Jornal Midiamax, Carlos Naegele esteve no evento (Miguel Palácios)

“Estamos nos esforçando para atender o jurisdicionado. O Estado está crescendo e temos que atender a demanda. O atual prédio é um dos mais antigos e não se mostra capaz de absorver adequadamente as necessidades da comarca. Agradeço o empenho do prefeito e dos vereadores de Maracaju que não mediram esforços para que tivéssemos o terreno adequado para o novo prédio. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar”, disse o desembargador.

O município de Maracaju é o quinto que mais cresce em MS e o 10º município brasileiro que mais produz alimentos no país. O governador Eduardo Riedel ressaltou o empenho do presidente do TJMS por sua sensibilidade e rapidez em iniciar a obra.

O prédio será construído em terreno doado pela prefeitura de Maracaju. Com área total de 8.941,72m², e a edificação abrigará toda a estrutura física necessária para o funcionamento de uma comarca de 2ª entrância, com três varas instaladas.

Presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins, em discurso no evento (Miguel Palácios)

A obra obedece aos critérios de acessibilidade, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros acessíveis e independentes para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O prédio terá também um sistema de produção de energia fotovoltaica para reduzir os altos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, insumo imprescindível para a condução das atividades jurisdicionais.

Todas as decisões de projeto e tecnologias de construção serão implantadas para promover o conforto ambiental, em concernência com a sustentabilidade e a eficiência energética.

Participaram também da solenidade de assinatura dos documentos o Vice-presidente do TJ, Des. Dorival Renato Pavan e o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho; o Ouvidor Judiciário, Marcos José de Brito Rodrigues; os desembargadores Ary Raghiant Neto, Jaceguara Dantas da Silva, Lúcio Raimundo da Silveira, Marco André Nogueira Hanson, Vladimir Abreu da Silva, Sideni Soncini Pimentel; os juízes auxiliares da presidência do TJ. César Castilho Marques e Mário José Esbalqueiro Jr.; a juíza diretora do Foro da Capital. Joseliza Alessandra Vanzela Turine, e os juízes Marco Antônio Montagnana Moraes e Raul Ignatius Nogueira, que atuam em Maracaju.

Ex-governador Reinaldo Azambuja, prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins e governador Eduardo Riedel. (Miguel Palácios)

Prestigiaram ainda o ministro Amaury Rodrigues Pinto Jr. (TST); o secretário Eduardo Rocha, da Casa Civil de MS; a Subdefensora Pública-Geral, Lucienne Borin Lima; o tesoureiro da OAB/MS, Fábio Nogueira; o procurador-geral do município de Maracaju, Robson Luiz Coradini; o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann, o vereador Antônio João Marçal de Souza.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga