Presidente do Conselho de Enfermagem de MS é afastado em meio a investigação de assédio
Processo administrativo investiga denúncias de 2021 contra o enfermeiro
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Cofen-MS (Conselho Federal de Enfermagem) afastou por 90 dias o presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem), Sebastião Junior Henrique Duarte, alvo de processo administrativo que apura denúncias de assédio sexual contra ele.
Segundo publicação feita no último dia 2 no Diário Oficial da União, afastá-lo do cargo tem objetivo de “garantir a não interferência nas apurações das irregularidades, com a garantia da lisura e da idoneidade do processo administrativo disciplinar, com a preservação dos mais altos interesses da autarquia, eis que, em razão da posição que ocupa e da gravidade das denúncias poderá o denunciado influenciar e interferir nos trabalhos de apuração”.
Sebastião responde à denúncia de assédio sexual aceita contra ele em maio de 2021. “Estão presentes na hipótese dos autos indícios de materialidade e autoria que indicam a procedência das informações que noticiavam a ocorrência de assédio sexual atribuído ao Sr. Presidente do Coren-MS”, diz a publicação.
Para decidir afastar o presidente do Cofen do cargo, o Conselho considerou depoimentos que informam ameaças e constrangimentos durante as investigações. “A Comissão de Verificação de Procedência de Informações não apenas identificou outros dois casos de assédio, em que as vítimas preferiram silenciar, como o caso de testemunhas em potencial que não aceitaram depor com medo de retaliações”, finaliza.
O afastamento deve durar 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Sebastião assumiu a presidência do Coren-MS em 2018.
O outro lado
Em nota enviada ao Jornal Midiamax, Sebastião diz que desconhece o teor da denúncia que motivou a abertura do PAD (Processo Administrativo) que o afastou do cargo.
“Não foi me entregue cópia do PAD, portanto, não tenho como me defender nesse momento. A publicação feita no Diário Oficial da União faz menção a denúncias graves e merecem ser apuradas”, traz o texto.
Sebastião também menciona que considera a decisão do Conselho Federal “muito radical […], sem ao menos ter acesso a tudo que depõem contra a minha pessoa”. Ele lembra que o período eleitoral para a presidência do conselho já começou – o pleito acontece em 1º e 2 de outubro – e “é preciso garantir a lisura e preservar a democracia”.
*Matéria alterada às 18h02 para acréscimo de posicionamento
Notícias mais lidas agora
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
Últimas Notícias
Correios liberam resultado preliminar de concurso para carteiro; saiba como acessar
Resultado para a vaga de analista será divulgado em 24 de janeiro
Após Gracyanne revelar diarreia ‘de sujar a roupa’, viraliza vídeo de suposto peido da musa na academia
Sister passou mal por ficar sem ovo cozido no confinamento
Políticos de MS embarcam em comitiva para acompanhar posse de Trump nos EUA
Posse do presidente do Partido Republicanos está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (20)
Fernanda Torres é barrada em aeroporto com Globo de Ouro: ‘Pode matar alguém’
No Jimmy Kimmel Live, Fernanda Torres deu detalhes do perrengue que passou ao tentar viajar com o Globo de Ouro na mala; confira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.