A Prefeitura de entregou na manhã desta sexta-feira (11), a da USF (Unidade de Saúde da Família) Dra. Marly Anna Tatton Berg. G. Pereira, localizada na Rua Torquato Neto, no Marabá, em Campo Grande. As obras, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), custaram R$ 85 mil.

A USF entregue hoje é a quarta unidade revitalizada em 2023 e mais uma deve ter as melhorias concluídas dentro da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande que acontece neste mês de agosto.

Ainda conforme a Sesau, a unidade recebeu pintura interna e externa, reparos no telhado, e instalação de forro, manutenção de calhas, instalação de vidros e insulfilm, reparos na rede elétrica e hidráulica, além de novos ventiladores e aparelhos de ar-condicionado e mudança de layout.

No mês de julho houve a definição das empresas que ficarão responsáveis pela reforma das USFs Vila Cox e Los Angeles, as quais, as obras devem custar R$ 500 mil. Nestas unidades, será realizada a readequação da estrutura física, incluindo as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, fachada e áreas internas, bem como melhorias nas condições higiênico-sanitárias gerais.

A expectativa, ainda de acordo com a Sesau é de que ao menos 20 unidades básicas e de saúde da família existentes em Campo Grande recebam as melhorias nos próximos dois anos.

Com a entrega da USF Marabá, até o momento quatro unidades de saúde da família já foram revitalizadas pela Prefeitura, nos bairros: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jóquei Club. Está em andamento ainda a revitalização do Complexo de Saúde do Nova , composto pela USF Nova Bahia o CRS e o Distrito Sanitário, e da USF Parque do Sol.

Quem mora na região aprova a reforma, como contou ao Midiamax o casal Lourdes Lima dos Santos, 75 anos, e Anelson dos Santos, de 87 anos. Esbanjando simpatia, os idosos compareceram na cerimônia de entrega nesta manhã e relataram que ‘o que era bom vai ficar ainda melhor'.

(Anelson dos Santos e Lourdes Lima)

(Anelson dos Santos e Lourdes Lima)

“Sempre recebi um bom atendimento na unidade. Eu dependo do SUS- Sistema Único de Saúde- e acho que a reforma vai ser boa para toda a população da região. Antes as estruturas do local estavam precárias, mas agora melhorou muito”, disse o idoso.

José Pereira, de 78 anos, relata que também vai à unidade frequentemente para passar por consultas e pegar medicamentos. Nesta manhã, o idoso também compareceu à cerimônia e aprova as reformas realizadas.

José Pereira

(José Pereira)

“Para nós que dependemos do SUS é muito importante. Fiquei sabendo do evento e resolvi comparecer. Mensalmente eu preciso da unidade para alguma consulta e também busco os medicamentos que preciso. Sempre fui muito bem atendido e acredito que com a reforma o local ficou ótimo”, destacou.

O Secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, disse que mesmo com as reformas realizadas, a USF não parou com os atendimentos. O chefe da pasta também disse que realiza visitas constantes nas obras em execução e nas unidades de saúde.

“Revitalizar uma unidade de saúde depende do trabalho e do esforço de muita agente. Sempre costumo realizar visitas para ouvir os funcionários e a população. Campo Grande teve uma fase que chovia dentro das unidades e foi necessário a sensibilidade de uma prefeita mulher para recuperar o que não caminhava bem. Agora nosso maior desafio é manter as unidades e vamos continuar realizando o trabalho”, finaliza.