A PMCG (Prefeitura Municipal de ) está com inscrições abertas para aulas gratuitas de Ginástica Rítmica, que acontece no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. São oferecidas 80 vagas para meninas com idades entre 05 a 10 anos. Para realizar a inscrição, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria do próprio parque, com cópias do RG, CPF, comprovante de residência e preencher a ficha de inscrição. Os cadastros vão até dia 28 deste mês.

As aulas são ministradas nos períodos matutino e vespertino com duração de uma hora. A intenção do projeto, que faz parte do Programa Movimenta Campo Grande, é promover a melhora na qualidade de vida das alunas através de exercícios que estimula a flexibilidade, força, equilíbrio, coordenação motora e que também pode evitar à infantil.

Ao todo o projeto já atende 150 meninas de cinco a 17 anos em vários pontos de Campo Grande, sendo que algumas delas, já competem em torneios de nível nacional. No ano passado, as alunas representaram o Estado nos da Juventude e ficaram com medalhas de bronze.

A modalidade esportiva proporciona para as crianças e jovens uma modalidade olímpica de forma gratuita, com professores capacitados para ensinar a Ginástica Rítmica e seus benefícios para a saúde.

Futuro nas competições

“A (Fundação Municipal do Esporte ) procura fomentar a modalidade em toda a Capital. Temos que oportunizar essas crianças, são elas que futuramente irão representar nossa cidade, estado e até mesmo nosso país em campeonatos e torneios de Ginástica Rítmica”, ressaltou Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação.

Para a professora de Ginástica Rítmica, que atua com as alunas do Parque Jacques da Luz, a Fundação tem suas ações voltadas para qualificar os alunos. “A Funesp oportuniza uma modalidade olímpica para essas jovens da cidade, desde a iniciação ao rendimento dessas atletas. Elas vão mudando de nível à medida que vão evoluindo na modalidade, podendo chegar nas equipes de treinamento que representam o estado em competições nacionais”.

Incentivo ao esporte

A Funesp investe em projetos realizados nos parques e praças da cidade. Além de incentivar a prática esportiva, a Fundação investe com recursos oriundos do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FAE), a participação de atletas nas competições esportivas pelo país e exterior.

No ano passado foram investidos recursos para promoção de eventos como a realização da Copa Mundo de Futsal Feminino (categoria adulto) e do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística (categoria pré-infantil e juvenil), realizados respectivamente, nos meses de agosto (21 a 27) e outubro (19 a 23) de 2022.