Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prédio que já foi biblioteca definha com furtos e abandono em avenida de Campo Grande

Ao lado de uma escola municipal, está o prédio, com paredes pichadas, portão destruído e mato alto
Gabriel Neves -
prédio abandonado avenida capital
Local está abandonado há anos e se tornou inseguro na região. (Gabriel Neves, Midiamax)

Grama alta, portão saqueado e forro destruído, esse é o cenário atual do local onde um dia funcionou uma biblioteca e a divisão de gerenciamento de resíduos sólidos em saúde, na Vila Rica, em .

Ao caminhar pela Avenida da Capital é fácil perceber o prédio destoante. Ao lado de uma escola municipal, lá está o prédio, com paredes pichadas, portão destruído e vegetação que passa de 1 metro de altura.

O cenário, que até parece retirado de uma série pós-apocalíptica, é resultado de anos de abandono por parte do poder público. Para os moradores da região, o endereço se tornou um ponto de insegurança e insalubridade.

de Oliveira, de 72 anos, passa quase diariamente pelo local, seja para fazer compras ou levar o neto para catequese. Ele viu de perto a deterioração do prédio.

“Eu não sinto muito medo, mas às vezes preciso desviar. Por exemplo, quando vou levar meu neto para a catequese, está cheio de moradores de rua, então acabo tendo que desviar”, comenta o morador.

Enquanto explica sobre o desvio, Oscar aponta para o trajeto que precisa fazer para evitar passar pelo local, dando uma volta na quadra ao lado. “Quando estou sozinho e está cheio [de moradores de rua] eu só atravesso a rua mesmo”, finalizou.

Construído pelo Sesi, prédio é de responsabilidade do município

O formato icônico da construção não é à toa. Com o telhado parecendo um livro e uma segunda estrutura no formato de lápis, o local funcionou como biblioteca.

De acordo com a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), a inauguração ocorreu em agosto de 2009 como Biblioteca da Indústria. Construído pelo Sesi, o endereço foi cedido para administração da Prefeitura de Campo Grande ainda na inauguração.

Anos após a inauguração, a biblioteca deu lugar à divisão de gerenciamento de resíduos sólidos em saúde. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a divisão funcionou por cerca de seis anos no local, entre 2016 e 2021.

Hoje, o local segue sob responsabilidade do município. Entretanto, abandonado e causando desconforto para moradores da região.

Divisão de gerenciamento de resíduos sólidos em saúde ainda em funcionamento. (Reprodução)

Moradores querem limpar por conta própria

Enquanto o abandono do prédio continua, a população busca por meios próprios amenizar o problema. Elias Santana, de 49 anos, atua como presidente do bairro Nova Maranhão e começou a limpar o local.

“Comecei a cortar um pouco esse mato que formou, mas a gente não pode tocar na estrutura, porque é do poder público, o máximo que podemos fazer é limpar o terreno”, comentou.

Ele conta que, mesmo abandonado, o local ainda não era um ponto para moradores de rua ou alvo de furtos. Entretanto, a situação se tornou um problema há alguns meses, após o furto do portão do local.

Elias Santana deseja que o local seja revitalizado. (Gabriel Neves, Midiamax)

“Roubaram o portão há alguns meses e aí o pessoal começou a entrar e destruir. Antes estava abandonado, com mato, mas a estrutura estava boa”, explicou Elias.

Segundo o presidente do bairro, solicitações já foram enviadas para a prefeitura pedindo para que a população pudesse reformar e utilizar o local, mas não tiveram resposta.

“A gente queria que voltasse a biblioteca, talvez um espaço de escritório para as pessoas usarem, quando quiserem enviar um ofício ou pedir uma melhoria”, comentou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal relatando os problemas descritos pelos moradores e questionando uma do local, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alto escalão do INSS na mira da Polícia Federal

patinete travessia

[ BASTIDORES ] Últimas semanas movimentam campanha

Suspeito de matar rapaz a tiros morre em confronto com a PM durante fuga de motocicleta

Briga por caixa de som acaba com homem assassinado a facadas em carvoaria de MS

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Folgados

Últimas Notícias

Sem Categoria

Confira a escala médica plantonista de unidades de saúde de Campo Grande

Mais de 60 profissionais estão disponíveis por turno em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde) de Campo Grande nesta segunda-feira (23). Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apenas a UPA Coronel Antonino, UPA Universitário e CRS Tiradentes contam com atendimento exclusivamente pediatra no período da manhã e tarde. Além … Continued

Cotidiano

Com chuva, MS registra mínima de 11°C nesta segunda-feira

Avanço de frente fria causa declínio de temperatura

Polícia

Filho pula muro e pede socorro para mãe que teve rosto desfigurado ao ser agredida por marido em MS

Mulher foi encontrada deitada em uma cama ao lado de uma bebê

Trânsito

Motociclista fica ferido após bater contra caminhão estacionado em Douradina

Vítima teve ser transferida para a UPA de Dourados