Após ‘chover um mês em um dia’, Ponta Porã decreta estado de emergência

Temporal deixou casas destelhadas, árvores caídas e causou alagamentos pela cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
temporal chuva estragos
Base da ponte sobre córrego São João Mirim, em Ponta Porã (Foto: Diretoria de Comunicação Municipal)

Nesta sexta-feira (17), a prefeitura de Ponta Porã declarou estado de emergência devido ao temporal que atingiu a cidade, a 339 quilômetros de Campo Grande. Casas destelhadas, queda de árvores e alagamentos motivaram o decreto.

O decreto consta em edição extra do Diário Oficial do município. Conforme a publicação, a prefeitura considerou as chuvas dos últimos três dias, em 15,16 e 17 de fevereiro.

Assim, afirma que nas últimas 24h o volume de chuva ultrapassou os 250 milímetros, mais do que o registrado em vários meses do ano, por exemplo.

Estragos causados pelo temporal

Em imagens feitas pela manhã, é possível notar o tamanho do estrago na ponte sobre o córrego São João Mirim, no Bairro Estoril. Com o solo encharcado, parte da terra e do asfalto cederam, deixando à mostra a base de concreto da passarela.

A Prefeitura interditou a Rua México. Assim, orienta moradores a buscar rotas alternativas. 

Ponte foi interditada na Rua México. (Foto: Diretoria de Comunicação Municipal)

Em outros pontos da cidade, máquinas e trabalhadores do Município recolhem o que restou de placas de asfalto carregadas pela chuva. Assim, para atender pessoas desabrigadas, casa de passagem foi deixada à disposição para atender famílias.

Por fim, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, às 10h equipe de campo levaria relatório de estragos para análise do prefeito e secretários. Após análise do documento, o Município vai traçar ações de reparos, que podem incluir decreto de emergência.

Conteúdos relacionados