A (Polícia Militar Ambiental) iniciou a Operação Finados nesta quinta-feira (2) para coibir os crimes ambientais, principalmente sobre a , por ser o último feriado antes do início da piracema.

A Operação coincidirá com o início do defeso, a partir da 0h de domingo (5). Com a chegada do feriado prolongado, há a previsão de aumento na procura pelos rios do Estado, sobretudo pelos pescadores desportivos, que visam aproveitar os últimos dias de pesca aberta.

Além da intensificação no patrulhamento fluvial, a PMA também intensificará as barreiras terrestres no intuito de coibir o transporte irregular de pescado. Vale ressaltar que nos rios federais da bacia do Paraná (Rio Paraná, Rio Paranaíba e Rio Aporé) o defeso já iniciou na quarta-feira (1º).

Autorização

Além disso, aos pescadores que vão aproveitar o feriado para pescar nos rios estaduais do Mato Grosso do Sul, a PMA ressalta que o porte da autorização de pesca emitida pelo (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) é obrigatório.

Dessa maneira, a fim de evitar o cometimento de crime ou infração ambiental, é importante que o pescador fique atento aos locais em que a pesca é proibida, aos tamanhos mínimos e máximos do peixe capturado e à cota que é permitida em nosso estado.

A PMA destaca ainda que os pescadores profissionais dos Rios Federais da Bacia do Rio Paraná e os comerciantes devem fazer a declaração de estoque até esta sexta-feira (3), e aos que exercem essa atividade nos demais rios do Estado têm até 7 de novembro para fazer a declaração disponível no site do Imasul.

Saiba Mais