Com o objetivo de fomentar a inclusão, a APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) Campo Grande promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que terá início na próxima segunda-feira (21) e se estende até o dia 28 de agosto. O tema escolhido para 2023 é “Conectar e somar para construir inclusão”, e busca explorar os efeitos da conexão na Era da Informação.
O enfoque da semana é ressaltar os impactos positivos que a conexão, tanto interpessoal quanto digital, pode trazer. A conexão por meio da comunicação interpessoal e digital é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, o que permite a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.
Segundo a APAE, a conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias maior conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar
com a sociedade como um todo
“A exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas”, destaca a entidade.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, realizada desde 1963. O evento é realizado pela Federação Nacional das APAEs, e neste ano, ocorre entre os dias 21 a 28 de agosto.
A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
Confira a programação:
21/8:
8h – Abertura no Anfiteatro do CEDEG/APAE – Avenida Joana D’arc, 1450, Bairro Santa Branca.
9h30 – Panfletagem sobre a divulgação da semana, no centro.
22/8:
– Vídeo nas Redes Sociais sobre o Programa de Educação Profissional
8h e 14h – Mesa Redonda com os jovens e a Assistente Social da FEAPAEs/MS, Gislaine Martins.
23/8:
9h e 14h – Palestra Educação Profissional e Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência intelectual – Psicólogo Jonathan Froner.
24/8:
9h e 14h – Palestra “Assistência Social e a inclusão digital nos diferentes ciclos de vida”, com as Assistentes Sociais Andrea e Vanderlene.
25/8:
– Confraternização dos Alunos
9h e 13h – Mesa Redonda com atividades lúdicas de interação das famílias e o lançamento do documento norteador das famílias, com a Professora Mestra Fabiana Maria das Graças, vice-presidente da FEAPAEs/MS.