Bloquinhos e festas de continuam em . Estabelecimento e órgãos públicos não irão funcionar ou definiram horário especial de atendimento. O Jornal Midiamax separou o expediente dos principais serviços procurados nesse período.

Ônibus

Para atender à demanda de passageiros, a Prefeitura vai criar linha especial entre as praças do Papa e Ary Coelho, e deixará ônibus extras para entrarem em rota caso seja preciso. Nesta segunda, algumas linhas que atendem trabalhadores da indústria funcionarão em horários especiais, de sábado

São elas: linha 244 (Especial Oi), 322 (Parque industrial / Terminal Bandeirantes), 418 (Núcleo Industrial / Terminal Aero Rancho), 419 (Parque Industrial / Terminal Júlio de Castilho), 422 (Parque Industrial / Terminal Guaicurus / Terminal Morenão) e 424 (Parque Industrial / Terminal Nova Bahia).

As linhas industriais que não possuem plano especial vão operar com escala de segunda a sexta-feira.

Comércio

Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, o comércio irá funcionar normalmente. O Carnaval não é considerado feriado do calendário nacional, portanto, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários. Vale lembrar que o empresário tem liberdade de decidir sobre o funcionamento do estabelecimento.

Órgãos públicos

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2023 e não há expediente. As repartições públicas retornam às 13h no dia 22 de fevereiro — Quarta-feira de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece esta segunda e terça-feira como ponto facultativo. Na quarta-feira (22), o ponto facultativo vai até às 13h.

Supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que as unidades têm liberdade de funcionar normalmente.

Feira Central

A não irá abrir nesta segunda e retorna o atendimento no período da tarde de quarta-feira.

Bares e restaurantes

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pontua que a data não é feriado, portanto, os estabelecimentos podem abrir normalmente conforme o horário habitual de funcionamento.

TJMS

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna após as 12h de quarta-feira (22). O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades vão receber apoio das demais durante o período de Carnaval.

Shoppings

O Pátio Central Shopping terá horário normal de atendimento das 8h às 19h para lojas e quiosques e até 20h na praça de alimentação.

Shopping Campo Grande começa as atividades às 10h e segue com portas abertas até às 22h.

O Bosque dos Ipês abre às 10h e funciona até às 22h; o cinema funciona conforme programação.

O Norte Sul Plaza terá funcionamento normal das 10h às 22h.

Unidades de Saúde

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente por 24h; as Unidades Básicas vão funcionar em escala de plantão da vacinação.

Correios

As agências e unidades de distribuição não terão atendimento nesta segunda e retomam as atividades na quarta-feira (22), após às 12h. Nesses dias, o cliente pode buscar o autoatendimento pelo site ou telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O atendimento com os operadores será retomado às 8h de quarta.

Bancos

Agências bancárias não terão expediente nesta segunda-feira e retornam na quarta-feira de cinzas (22), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Boletos poderão ser pagos no próximo dia útil, na quarta-feira, com acréscimo de juros caso passe a data de vencimento.

“A decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval”, informou a entidade.