Entre janeiro e abril deste ano, foram feitas 1.092 denúncias envolvendo crianças e adolescentes com 6.118 violações de direitos, em Mato Grosso do Sul. Os dados são do “Disque 100”, do Ministério dos e da Cidadania.

A campanha “Maio Laranja” é uma iniciativa para dar visibilidade ao assunto, já que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é lembrado no dia 18 de maio. Ações de proteção de crianças e adolescentes, e de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, estão sendo realizadas no Estado, em especial durante a campanha.

De acordo com a presidente do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carla Rodrigues, o trabalho de conscientização e combate ganhou reforço após o período de isolamento social provocado pela pandemia. “A pandemia trouxe grandes situações que incidem muito no aumento de casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes”, afirma.

Combate

A DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) está realizando em Mato Grosso do Sul, desde o dia 2 de maio até a próxima quinta-feira (18), ações de combate a crimes de pedofilia. As investigações fazem parte da Operação Nacional Caminhos Seguros, desencadeada em todo o País, e tem a tecnologia como principal aliada.

Enquanto criminosos usam inteligência artificial e a internet para cometer delitos diversos, os investigadores que atuam no NIP (Núcleo de Inteligência Policial) da DEPCA, em Campo Grande, conseguem identificar e prender os envolvidos, com o uso de recursos semelhantes.

A investigação realizada pelo NIP identifica vários crimes ocorridos na internet como o tráfego de material de pornografia infantojuvenil e a identificação de quem está compartilhando, arquivando e produzindo. O trabalho é feito em parceria com forças policiais de todo o Brasil e também do exterior.  

De acordo com a delegada, Anne Karine Trevizan, com os recursos disponíveis é possível identificar os criminosos que compartilham os conteúdos, e a partir daí são feitas buscas e apreensão. “A DEPCA faz parte de uma coalização em defesa da criança e do adolescente, para proteção contra crimes cibernéticos, assim como o FBI (Departamento Federal de Investigação dos da América), temos muito apoio de fora do País”, afirma.

Plantão DEPCA

Para atender crianças e adolescentes vítimas de violência, o “Plantão DEPCA” (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) atua desde o início de maio na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, em Campo Grande.

O local tem atendimento no período noturno, a partir das 17h30, e funciona aos fins de semana e feriados. Além do atendimento específico com sala de depoimento especial e para registro das ocorrências, o “Plantão DEPCA” também tem à disposição das vítimas o atendimento do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

O Plantão DEPCA funciona na Depac/Cepol na Rua Soldado Reinaldo de Andrade, n. 167, Tiradentes. O número de contato é (67) 3318-9000.

Disque 100

O Disque 100 é um canal para denúncias de situações que envolvem violações de direitos, que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso. O serviço também pode ser acessado pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

As denúncias são anônimas, e é possível enviar imagens, vídeos e documentos por meio do aplicativo, a fim de reforçar a acusação. Após realizada a denúncia, um número de protocolo é gerado para que o denunciante possa acompanhar o andamento. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção.