Mato Grosso do Sul estuda concessão à iniciativa privada para ampliar malha aérea com 20 aeródromos
Em 30 dias deverá ser publicado no Diário Oficial a autorização para a empresa Infra S.A. realiza o estudo e deverá entregar em seis meses o documento
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul realizará um estudo para analisar a viabilidade de concessão para 20 aeródromos regionais.
Entra fase dos estudos com o objetivo de ampliar a infraestrutura aeroportuária os municípios de Água Clara, Amambaí, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
De acordo com a secretária especial de parcerias estratégicas, Eliane Detoni, a escolha pela empresa Infra S.A. foi devido a ser uma empresa pública federal com experiência.
“A Infra S.A possui conhecimentos práticos no mercado de infraestrutura e vasta capilaridade regional. Para projetos estruturantes do governo é necessário que tenhamos esses cuidados na escolha. Com a entrega dos resultados dos estudos de mercado, projeções de demanda, análise de oferta atualizada e regionalizada, servirão de base para nossa tomada de decisão”.
Plano Diretor
O Governo do Estado sinalizou a necessidade de incorporar ao estudo a realização do Plano Diretor dos aeródromos de Bonito, Dourados, Três Lagoas, Naviraí e Porto Murtinho.
Caso não houver viabilidade de concessão, os estudos serão utilizados no planejamento de melhorias e futuros investimentos da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul).
“O governador Eduardo Riedel solicitou à Seilog a inclusão nos estudos, esses cinco municípios, para a realização do plano diretor. Para que possamos estudar a possibilidade de uma concessão dos aeródromos. Caso não alcance números favoráveis para a concessão, esses estudos vão servir para investimentos com recursos próprios nesses aeroportos, que são extremamente importantes regionalmente. Temos um plano aeroviário de 250 milhões garantidos, pelo governador, para investirmos nos aeródromos do Estado. Um estudo como esse, levantamento de viabilidade, possibilita a aplicação de recursos corretamente, onde é necessário de fato”, afirma o secretário de infraestrutura e logística Hélio Peluffo.
Prazos
Dentro de 30 dias será publicado, em Diário Oficial, o extrato de contrato autorizando a empresa Valec engenharia, construções e ferrovias S.A. – Infra S.A a iniciar os estudos de pré-viabilidade.
O mapeamento, tanto dos aeródromos privados quanto públicos, identificará a dinâmica de cada aeroporto e resultará no levantamento de possibilidades de concessão ou parceria público-privada (PPP). A tratativa com cada titular envolvido será realizada conforme o andamento do processo, antes da concessão.
Assim que iniciados, a empresa terá seis meses para entrega dos estudos dos 20 aeródromos e 12 meses para entrega dos cinco planos diretores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.