Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maior evento de tecnologia e ciência de Mato Grosso do Sul começa na UFMS

Expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas na semana de evento que envolve ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo
Karina Campos -
UFMS
Câmpus da UFMS Cidade Universitária, em Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) começa nesta segunda-feira (23) a semana de atividades do Integra 2023, considerado o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do Estado. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas na programação.

O Teatro Glauce Rocha recebe a abertura da programação, a partir das 9h, com palestras, workshops, e mais de 1,6 mil trabalhos para apresentação. A UFMS descreve que o evento reúne um público diverso, desde estudantes de graduação e pós-graduação até alunos da educação básica.

As boas-vindas iniciam com aos candidatos com a apresentação de cheerleading, com os grupos Xitigers e Blue Cats. Em seguida, será realizada a palestra destaque, com o diretor do Fórum Espacial Austríaco, Dr. Gernot Grömer, que traz o tema “Descobrindo o Desconhecido: Missões Análogas e a Exploração do Planeta Vermelho”. O encontro é aberto ao público e não necessita de inscrição.

No período da tarde, as palestras “Empoderamento Feminino através da Saúde: Cuidados Essenciais para Mulheres”, com Ana Jessica dos Santos Sousa (UFMS), “Eu, Cientista? Workshop de orientação de projetos”, com Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos (UFERSA) e “ ambiental e suas manifestações: breves reflexões”, com Lourdes Brazil dos Santos Argueta (UFF), são parte da programação que seguirá das 14h às 17h, no Auditório Jurandir Nogueira, da Faculdade de Engenharias, e Urbanismo e Geografia.

Já a conhecida mesa redonda “Promovendo a Saúde Integral na Comunidade Negra: Abordando o Racismo Ambiental, suas Implicações Psicológicas e Estratégias de Resiliência”, também será realizada no mesmo auditório logo após o ciclo de palestras, às 17h.

Ainda seguindo o cronograma, o primeiro dia finaliza com o workshop “Indústria 4.0 na Celulose: O Futuro da Produção Sustentável”, com os palestrantes Ederson Coelho, Moacyr Angeli, e Kelverson Glauber, da Suzano, promete enriquecer ainda mais a programação científica do evento às 18h no Auditório da Faeng.

O Integra UFMS segue até sexta-feira (27), com apresentações no Ginásio Moreninho. As atividades da Fetec-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de MS), com alunos das escolas, entre hoje e quarta-feira (25), enquanto as apresentações do Integra UFMS, com estudantes da graduação e pós-graduação, este quarta a sexta-feira. Confira a programação completa aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados