A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) começa nesta segunda-feira (23) a semana de atividades do Integra 2023, considerado o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do Estado. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas na programação.

O Teatro Glauce Rocha recebe a abertura da programação, a partir das 9h, com palestras, workshops, e mais de 1,6 mil trabalhos para apresentação. A UFMS descreve que o evento reúne um público diverso, desde estudantes de graduação e pós-graduação até alunos da educação básica.

As boas-vindas iniciam com aos candidatos com a apresentação de cheerleading, com os grupos Xitigers e Blue Cats. Em seguida, será realizada a palestra destaque, com o diretor do Fórum Espacial Austríaco, Dr. Gernot Grömer, que traz o tema “Descobrindo o Desconhecido: Missões Análogas e a Exploração do Planeta Vermelho”. O encontro é aberto ao público e não necessita de inscrição.

No período da tarde, as palestras “Empoderamento Feminino através da Saúde: Cuidados Essenciais para Mulheres”, com Ana Jessica dos Santos Sousa (UFMS), “Eu, Cientista? Workshop de orientação de projetos”, com Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos (UFERSA) e “Racismo ambiental e suas manifestações: breves reflexões”, com Lourdes Brazil dos Santos Argueta (UFF), são parte da programação que seguirá das 14h às 17h, no Auditório Jurandir Nogueira, da Faculdade de Engenharias, e Urbanismo e Geografia.

Já a conhecida mesa redonda “Promovendo a Saúde Integral na Comunidade Negra: Abordando o Racismo Ambiental, suas Implicações Psicológicas e Estratégias de Resiliência”, também será realizada no mesmo auditório logo após o ciclo de palestras, às 17h.

Ainda seguindo o cronograma, o primeiro dia finaliza com o workshop “Indústria 4.0 na Celulose: O Futuro da Produção Sustentável”, com os palestrantes Ederson Coelho, Moacyr Angeli, e Kelverson Glauber, da Suzano, promete enriquecer ainda mais a programação científica do evento às 18h no Auditório da Faeng.

O Integra UFMS segue até sexta-feira (27), com apresentações no Ginásio Moreninho. As atividades da Fetec-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de MS), com alunos das escolas, entre hoje e quarta-feira (25), enquanto as apresentações do Integra UFMS, com estudantes da graduação e pós-graduação, este quarta a sexta-feira. Confira a programação completa aqui.