Uma mãe e um filhote de onça-pintada foram resgatadas em Ladário, a 425km de Campo Grande. Na segunda-feira (29), a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Corumbá foi acionada para atender a uma ocorrência sobre duas onças que se encontravam em um comércio de gelo do município.

No local, a PMA encontrou uma das onças entre algumas caixas térmicas e constatou que se tratava de um filhote. A segunda onça, que possivelmente seria a mãe, não estava mais no local.

A equipe acionou um médico veterinário do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que junto a um fiscal do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), auxiliaram na captura. O animal foi sedado pelo Médico Veterinário do IHP e resgatado do local em segurança, posteriormente ele foi transportado para um local seguro, afastado da área urbana, onde foi feita a soltura.

Equipes das PMA passaram a noite à procura da segunda onça mas sem sucesso. Na manhã desta terça-feira (30), uma nova denúncia informou que o animal estaria nos fundos de uma casa, em uma área portuária de Ladário, a cerca de 100 metros do local onde o filhote foi capturado.

Em operação conjunta a PMA, CBM (Corpo de Bombeiros) e o IHP, se deslocaram até o local e encontraram uma onça-pintada fêmea na fase adulta, que possivelmente seria a mãe do filhote resgatado no dia anterior.

Os médicos veterinários utilizaram dardos tranquilizantes que permitiram às equipes realizar a captura do animal que foi encaminhado ao mesmo local onde o filhote havia sido solto, em seu habitat natural.

Confira: