de realizou a Caminhada em prol da vida, nesta segunda-feira (11). Para chamar atenção da população sobre a importância de ações voltadas para a prevenção do suicídio, o Instituto fez uma caminhada que saiu da Praça Ary Coelho, centro de Campo Grande e seguiu até a sede da instituição, Avenida Fábio Zahran, altura do Horto Florestal. A ação contou com a participação de 250 pessoas, entre alunos e colaboradores do IMCG.

“Todos os anos nós do Instituto Mirim realizamos ações no mês de setembro com uma blitz aqui no centro de Campo Grande e desta vez resolvemos fazer uma caminhada, para chamar a atenção de um público maior. É um tema muito importante porque vemos dados de pesquisas que mostram dados de jovens que perdem a vida por causa de depressão e entendemos que a falta de informação e ajuda adequada, muitas vezes interferem nesse número, pois eles não têm maturidade para enfrentar as emoções e situações. Então reunimos nossos colabores e mirins para essa ação, que é uma manifestação em prol da vida”, apontou Patrícia Saraiva, presidente da IMCG.

Nacaminhada, os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo. Alunos e colaboradores também distribuíam em pequenas embalagens, sementes de girassol, planta que simboliza a campanha. “É uma espécie em que a flor gira em busca da posição do sol, uma metáfora para as pessoas que devemos sempre nos posicionar em busca de luz, de uma saída, um apoio”, acrescenta Patrícia. Nove em cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. O suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.
Caso identifique alguém que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio, é importante incentivá-lo a procurar ajuda especializada de um psicólogo registrado no Conselho Regional de Psicologia. Em casos de risco imediato, é fundamental não deixar a pessoa sozinha e entrar em contato com serviços de emergência. Confira abaixo os locais para buscar ajuda:

  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)
  • UPA 24H, 192, Pronto Socorro; Hospitais

Outro importante aliado na prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuitamente, de forma voluntária, 24 horas por dia, por telefone 188, e-mail ou chat pelo site da instituição (www.cvv.org.br).