Inscrições para o Voucher do Transportador devem começar em julho em MS
Projeto prevê que motoristas profissionais possam fazer mudanças na categoria da CNH sem custo no Estado
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As inscrições para o Voucher do Transportador devem começar em julho em Mato Grosso do Sul. Projeto prevê que motoristas profissionais possam fazer mudanças na categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com a inclusão das letras ‘D’ e ‘E’ sem custo no Estado.
Para contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, geração de empregos e inclusão das pessoas que estão fora do mercado, o plano estadual “MS Qualifica” tem previsão de abrir as inscrições para o “Voucher Transportador” em julho. Este programa vai qualificar mil motoristas de cargas e ônibus e ainda conceder “custo zero” na inclusão das letras “D” e “E” na carteira de habilitação.
A lei foi sancionada pelo governo estadual no dia 19 de maio. De acordo com a Lei 6.055 publicada no DOE-MS (Diário Oficial do Estado), os motoristas que se inscreverem no programa terão acesso gratuito ao processo de habilitação para mudança de categoria, para as gradações D ou E, da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), expedida pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de qualquer unidade federativa.
Além disso, os motoristas também poderão fazer de forma gratuita os cursos de qualificação profissional. Entre os requisitos para ter acesso à mudança de categoria sem custo, o motorista precisará morar em Mato Grosso do Sul há pelo menos 1 ano.
Ainda segundo o Governo de MS, será feita a publicação de um decreto com as regras para a seleção e abertura das inscrições. Os cursos serão oferecidos pelo Sest Senat, por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
“O próximo passo é a publicação de um decreto regulamentando e definindo as regras para seleção destes motoristas. Para isto vamos conversar com os sindicatos dos transportadores e o Sest Senat, pois além de seguir a lei, teremos regras que favoreçam ao máximo a empregabilidade”, afirmou o secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos.
Vagas e novas cidades
O programa vai abrir mil vagas para motoristas participarem da qualificação e inclusão de novas letras na habilitação. Elas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo, que entrou no grupo dos municípios contemplados.
Das mil vagas disponíveis, 850 serão para Campo Grande, 50 para Ribas e 20 para cada uma das demais cidades. Os cursos vão totalizar 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
Confira abaixo as regras do programa Voucher Transportador publicadas no Diário Oficial:
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.