Começam nesta segunda-feira (18) , as inscrições para o curso de enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas. A especialização é oferecida pela (Universidade Federal da Grande ).

Segundo a instituição, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de janeiro de 2024, pelo Portal UFGD em: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao. Não haverá cobrança de taxa de inscrição, nem de mensalidade, já que se trata de uma parceria executada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública

A especialização oferece 200 vagas, com 20% delas reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. O público-alvo são os operadores do Sistema Único de (SUSP).

Do total de vagas, 162 serão distribuídas por estado da federação e o Distrito Federal, entre profissionais da Polícia Militar/Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto de Perícia e do Militar.

Outras 27 vagas são destinadas às Guardas Municipais que estejam localizadas nos municípios indicados como prioritários no Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

O quadro de distribuição também contempla uma vaga para servidor mobilizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública e 10 vagas para as Polícias Militares de cada um dos seguintes estados da região da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul. 

A avaliação se dará por pontuação de currículo, observando-se o tempo de serviço no SUSP e o tempo de atuação em unidade especializada para atendimento de indígenas e/ou enfrentamento a crimes ambientais. De acordo com o cronograma, as notas da avaliação serão divulgadas em 7 de fevereiro de 2024.