A Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Semc (Secretaria Municipal de Cultura) iniciaram os preparativos para o desfile cívico-militar de 2023 e reuniu forças de segurança para detalhar os prazos de inscrições.

Durante reunião também foi discutida a logística de interrupção do trânsito na Semana da Pátria, entre outros. Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, as inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, e seguem até o dia 7 de agosto.

“As entidades que desejam participar do desfile deverão realizar a inscrição no Departamento de Ensino da Semed, e a ficha de inscrição deve ser entregue impressa. É importante destacar que o número de participantes não pode exceder 70 pessoas”, ressalta a secretária.

A programação do dia 7 de Setembro começa às 6h, com a concentração dos participantes que vão utilizar veículo automotor, e às 7h para os demais participantes. Após as atividades cívicas, tem início o Desfile da Independência, às 8h.

A interrupção de trânsito começa a ser realizada a partir das 4h da madrugada do dia 7 de setembro, na avenida Marcelino Pires, entre as ruas General Osório e Hilda Bergo Duarte. O acesso a Marcelino, nas ruas transversais pelas avenidas Joaquim Teixeira Alves e Weimar Gonçalves Torres, também ficará interditado.

No ano passado, cerca de 53 instituições participaram do desfile, com mais de 3,5 mil participantes. O evento reuniu mais de 40 mil de pessoas na avenida Marcelino Pires, segundo cálculos da Guarda Municipal.