‘Inquérito da saúde’ aponta que mulheres de Campo Grande estão entre as mais diabéticas
Pesquisa mostra que, quando o assunto é diagnóstico de diabetes, as mulheres de Campo Grande só estão atrás das mulheres de Fortaleza
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa que entrevistou 21 mil brasileiros por telefone, na chamada Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), organizada pelo Ministério da Saúde, aponta que as mulheres de Campo Grande estão entre as mais diabéticas.
O inquérito da saúde brasileira mostra que, quando o assunto é diagnóstico de diabetes, as mulheres de Campo Grande só estão atrás das mulheres de Fortaleza. Em terceiro lugar nos diagnósticos vêm a capital São Paulo, seguida por Macapá, São Luís e Porto Velho.
Durante a pesquisa, pessoas maiores de 18 anos, em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foram questionadas: ‘Algum médico já lhe disse que você tem diabetes?’. Segundo o Vigitel, no conjunto das 27 cidades, a frequência do diagnóstico médico de diabetes foi de 10,2%, sendo maior entre as mulheres (11,1%) do que entre os homens (9,1%). Em ambos os sexos, a frequência dessa condição aumentou intensamente com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade.
“É muito expressiva a posição de Campo Grande. Isso acende um alerta e exige ações práticas” pontua o nutricionista. “Recebemos no consultório diariamente homens e mulheres em busca de tratamento para o diabetes, mas precisamos atuar de forma preventiva. Foi então que pensamos no Saúde em Dia, onde reunimos educador físico, farmacêutico, eu e estudantes de nutrição, fazendo exames de bioimpedância e de glicose gratuitos, oferecendo alternativas para a prevenção e diagnóstico precoce”, completa o nutricionista Emerson Duarte.
Nesta terça-feira (14), data alusiva ao Dia Mundial da Diabetes, o profissional diz que fará uma ação gratuita com bioimpedância e exame de glicose.
Serviço:
A ação Saúde em Dia é voluntária e gratuita e acontecerá na próxima terça-feira (14), das 8h às 15h, no Bioma Empório Natural, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, 989, Chácara Cachoeira, em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.