Pular para o conteúdo
Cotidiano

Indígenas retomam fazenda em Rio Brilhante e pedem mediação da Funai e do MPF

Grupo já havia ocupado as terras na sexta-feira, quando três lideranças acabaram detidas após denúncia de despejo ilegal
Marcos Morandi -
Indígenas ocuparam sede de fazenda em Rio Brilhante. (Foto: Povo Guarani e Kaiowá)

Os indígenas Kaiowá e Guarani do tekoha Laranjeira Nhanderu retomaram a ocupação da fazenda Inho, em (MS). Eles alegam que sofreram um ataque ilegal da na última sexta, de acordo com informações do Cimi (Conselho Missionário Indigenista).

A ocupação ocorreu na tarde da última sexta-feira (3), quando três lideranças indígenas acabaram detidas. Na ocasião, a Apib (Articulação dos Povos Indígenas) denunciou que a PM teria realizado o despejo de forma ilegal, sem ordem judicial.

Preocupados com a segurança no local e também com a retaliação de fazendeiros, de seguranças particulares e da própria polícia, os indígenas querem que a (Fundação Nacional do Índio) e o MPF (Ministério Público Federal) assumam a interlocução do conflito junto ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Como vem sendo noticiado, no dia 3 de março, famílias Kaiowá e Guarani – em grande parte jovens e crianças – do tekoha Laranjeira Nhanderu fizeram uma retomada da área. Ainda segundo informações do Cimi, isso aconteceu após décadas de violações sofridas pelos indígenas dentro de seu próprio território.

“Após a retomada, sem ordem judicial, a Polícia Militar, seguindo determinações políticas do governo estadual de Mato Grosso do Sul, atacou ilegalmente a comunidade. A ação também resultou na prisão arbitrária de três indígenas, que foram liberados pela no sábado (5) ”, diz o texto do Conselho.

Um indígena ouvido pela reportagem do Midiamax disse que alguns seguranças particulares têm rondado a área e teme que a situação fique ainda mais tensa. “Queremos que os agentes da Funai e que também as autoridades do MPF acompanhem, façam uma intervenção em nosso favor”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

ceu-tempo-ceu eliel

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Últimas Notícias

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista

Cotidiano

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

A equipe plantonista realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Esportes

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Campeonatos voltam 'com tudo' após pausa pra Copa do Mundo de Clubes

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira