Hortas dão força para agricultura familiar em Campo Grande e incentivam alimentação saudável
Campo Grande mantém programa que compra alimentos da agricultura familiar para doar a famílias em vulnerabilidade
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Comércio que dura há anos, o cultivo de hortas em cidades são muito mais que uma forma de renda, mas também fortalecem a agricultura familiar e servem de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. Essa cultura faz com que o Brasil, inclusive, seja um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.
O personagem central desse ramo é o produtor, que tem seu trabalho lembrado (e celebrado), nesta sexta-feira (28), com o Dia do Agricultor. Raimundo Alfredo, de 45 anos, mantém há 7 anos uma horta na região do Coophatrabalho e conta passou por tempos difíceis nos últimos anos.
“Na pandemia o frete ficou caro, semente tava cara, restaurante de cliente grande fechou. Tudo isso impacta”, conta ele ao Jornal Midiamax. Alfredo diz que apesar do período difícil, as coisas já melhoraram.
“De tempos em tempos o pessoal fala em crise, mas no final a gente passa. Tem os clientes fixos que já são da horta; vem tendo bastante incentivo para os produtores também”, relata o agricultor, que faz questão que colocar a mão da terra e cuidar da horta por conta própria.
Comemorado nesta sexta, o Dia do Agricultor foi instituído nos anos 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, em homenagem aos 100 anos na criação do Ministério da Agricultura. A data é importante, pois celebra os responsáveis por alimentar a população global e que têm um impacto significativo nas comunidades locais e na economia como um todo.
Alimentação saudável para quem precisa
Em Campo Grande, já são 232,5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes comprados da agricultura familiar que vão direto para a mesa de famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 65 mil pessoas são impactadas pelas doações. São 109 produtores contemplados, que recebem até R$ 12 mil ao ano.
Em seis meses, a Prefeitura de Campo Grande garantiu comprou os alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, que é operacionalizado através da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.