Comércio que dura há anos, o cultivo de hortas em cidades são muito mais que uma forma de renda, mas também fortalecem a agricultura familiar e servem de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. Essa cultura faz com que o Brasil, inclusive, seja um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.

O personagem central desse ramo é o produtor, que tem seu trabalho lembrado (e celebrado), nesta sexta-feira (28), com o Dia do Agricultor. Raimundo Alfredo, de 45 anos, mantém há 7 anos uma horta na região do Coophatrabalho e conta passou por tempos difíceis nos últimos anos.

“Na pandemia o frete ficou caro, semente tava cara, restaurante de cliente grande fechou. Tudo isso impacta”, conta ele ao Jornal Midiamax. Alfredo diz que apesar do período difícil, as coisas já melhoraram.

horta
Horta em Campo Grande (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

“De tempos em tempos o pessoal fala em crise, mas no final a gente passa. Tem os clientes fixos que já são da horta; vem tendo bastante incentivo para os produtores também”, relata o agricultor, que faz questão que colocar a mão da terra e cuidar da horta por conta própria.

Comemorado nesta sexta, o Dia do Agricultor foi instituído nos anos 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, em homenagem aos 100 anos na criação do Ministério da Agricultura. A data é importante, pois celebra os responsáveis por alimentar a população global e que têm um impacto significativo nas comunidades locais e na economia como um todo.

Alimentação saudável para quem precisa

Em Campo Grande, já são 232,5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes comprados da agricultura familiar que vão direto para a mesa de famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 65 mil pessoas são impactadas pelas doações. São 109 produtores contemplados, que recebem até R$ 12 mil ao ano.

Em seis meses, a Prefeitura de Campo Grande garantiu comprou os alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, que é operacionalizado através da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).

horta
Horta em Campo Grande (Divulgação, PMCG)